Cultura, Póvoa de Varzim

“Azulejaria de fachada na Póvoa de Varzim” por Sandra Amorim

No dia 19 de julho, quinta-feira, às 18h30, Sandra Amorim será convidada do Arquivo Municipal para proferir uma comunicação e apresentar uma exposição sobre “Azulejaria de fachada na Póvoa de Varzim: do projeto à obra”.

A Mestre em História da Arte e autora do livro “Azulejaria de Fachada na Póvoa de Varzim (1850-1950)” explica como chegou até aqui: “No Arquivo Municipal, fomos à procura do projeto, do desenho, da ideia… encontrámos memórias de tons delicados e traços bem delineados em papéis finos, mas resistentes à ação do tempo.

Passados cerca de cem anos, nas ruas observamos as obras ainda conservadas com os seus azulejos. Com esta comunicação e exposição pretende-se mostrar projetos e memórias – desenhos de arquitetura, fotografias, azulejos – despertando assim o desejo de calcorrear a cidade à descoberta do património ainda existente”.

Nesta exposição também serão incluídos trabalhos realizados a 12 de junho por alunos do 3º ano da Escola dos Sininhos, numa oficina pedagógica que decorreu no Arquivo Municipal e em que foram convidados a executar um projeto de azulejo e a respetiva pintura da peça.

A exposição estará patente no Arquivo Municipal até ao final do mês de agosto.

Artigo Anterior

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *