Albergaria-a-Velha, Sociedade

Sessões nas Salas Snoezelen e de Integração Sensorial em Albergaria aumentaram 16%

Salas Snoezelen

As Salas Snoezelen e de Integração Sensorial, dois espaços de intervenção junto de pessoas portadoras de deficiência ou incapacidade, realizaram 2264 sessões no ano letivo 2017/2018, um aumento de 16 por cento em relação ao ano anterior. No referido período foram acompanhados um total de 52 utentes.

As Salas Snoezelen e de Integração Sensorial fazem parte do projeto municipal Incluir+ e constituem uma resposta individual e eficaz às necessidades dos munícipes portadores de deficiência ou incapacidade e/ou problemas sensoriais ou do foro neurológico, contribuindo para o pleno desenvolvimento bio-psico-social e consequentemente para a inclusão social.

No primeiro ano de abertura, em 2015/2016, realizaram-se 925 sessões e o número tem aumentado de forma progressiva, o que demonstra que as salas estão a ter um papel positivo na melhoria da qualidade de vida dos utentes. É de referir que cerca de 43 por cento dos utilizadores das salas, no ano passado, foram crianças, com idades inferiores aos 12 anos, na sua maioria, do género masculino.

Até ao dia 2 de agosto a Câmara Municipal tem aberto o período de candidaturas à utilização das Salas Snoezelen e de Integração Sensorial para o ano letivo 2018/2019. De acordo com as vagas existentes, é dada prioridade às crianças e jovens a frequentar a rede escolar e solidária do Município, às crianças acompanhadas pela Equipa Local de Intervenção de Albergaria-a-Velha, aos utentes da APPACDM e às pessoas idosas integradas nas IPSS do Concelho. A candidatura operacionaliza-se através da apresentação de formulário próprio, acompanhado dos documentos comprovativos dos requisitos, no Serviço de Atendimento ao Munícipe, a funcionar no Edifício dos Paços do Município.

Artigo Anterior

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *