Cultura, Destaque, Marinha Grande

Grupo de Percussão Tocándar da Marinha Grande, partiu para atuações nas Astúrias

A vereadora da Cultura da Câmara Municipal da Marinha Grande, Célia Guerra, assistiu à partida Grupo de Percussão Tocándardo  para a sua “tournée” de atuações nas Astúrias, Espanha.

A partida simbólica do grupo da Marinha Grande ocorreu na Praça Guilherme Stephens, na manhã do dia 6 de julho, momento em que a autarca desejou boa viagem aos músicos, felicitou-os pelas atuações agendadas para o país vizinho e agradeceu o facto de difundirem a cultura portuguesa no estrangeiro.

Nascido no ano 2000 como projeto pedagógico e artístico, constituído por crianças e jovens da Marinha Grande, o Tocándar transporta para a atualidade a festa dos “Zés Pereiras”. Na rua ou em palco, o grupo apresenta um espetáculo que faz a fusão entre bombos, caixas e timbalões, passando pelos djembés, os caretos, os didgeridos, os espanta espíritos, as estruturas metálicas e os bidões, onde convivem ambientes rítmicos tradicionais e contemporâneos, impregnados de energia juvenil.

São objetivos do grupo: proporcionar contacto com aspetos essenciais do nosso património cultural, nomeadamente na área da música tradicional e da expressão corporal; contribuir para a educação estética, no quadro dos ritmos tradicionais portugueses; contribuir para a fruição saudável dos tempos livres; criar condições para a concretização de situações de autoconfiança e prazer e para o desenvolvimento de trabalho cooperado.

Artigo Anterior

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *