Póvoa de Varzim, Turismo

Póvoa de Varzim foi o palco da apresentação da XXVII Festa da Lagosta de la Guardia

A manhã de ontem, foi dedicada à gastronomia marítima, com a apresentação da XXVIII Festa da Lagosta que acontece nos dias 6,7 e 8 de julho em La Guardia.

Foi com o mar de fundo, no largo do Passeio Alegre, que se degustaram pratos de marisco, com a lagosta sempre como protagonista, vinhos e sobremesas trazidas do país vizinho. Para além da lagosta, a rosca de gemas é outro dos chamarizes desta festa e muito típica nesta região.

Esta festa tem um grande prestígio e é dos eventos gastronómicos mais importantes da Galiza que é uma região onde o marisco é uma iguaria muito importante.

Todos os anos, esta apresentação oficial é organizada numa cidade galega ou numa cidade portuguesa. Este ano, a Póvoa foi a escolhida, pelos laços bem antigos, que unem as duas cidades.

Para dar início à apresentação, o Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino deu a boas-vindas ao Presidente da Câmara de La Guardia e à Vereadora do Turismo de La Guardia e lembrou que “é gratificante quando uma relação que começou há muitos e muitos anos com os nossos pescadores, que navegavam até La Guardia e que deixaram lá ficar as suas marcas se mantenha quase como um cordão umbilical e é uma relação que queremos reforçar cada vez mais”. Prosseguiu dizendo que “a nossa Lancha “Fé em Deus” tem ido sempre até La Guardia, onde participamos sempre no encontro de embarcações tradicionais e vice-versa e vamos com toda a certeza manter esta relação”.

Para terminar, o Vice-Presidente da Câmara Municipal recordou que no próximo dia 3 de julho, às 18h00, no Museu Municipal, inserido no programa das Festas de S. Pedro, haverá a inauguração da exposição “Marcas de pescadores” e uma tertúlia sobre memórias de pescadores poveiros e de pescadores de La Guardia.

A apresentação da Festa da Lagosta acabou com muitos poveiros e até alguns turistas à volta da mesa, a disfrutar dos petiscos da cozinha de La Guardia, enquanto o grupo espanhol “Do Lusco ó Fusco” animou o evento. Veja afotogaleria.

Artigo Anterior

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *