Guimarães, Sociedade, Turismo

Milhares de pessoas viveram a história na Feira Afonsina em Guimarães

Feira Afonsina

A oitava edição da Feira Afonsina, em Guimarães, pautou-se uma vez mais pelo sucesso tendo em linha de conta a larga adesão do público entre os dias 21 e 24 de junho. Foram milhares de pessoas que passaram pelo Centro Histórico, num contacto direto com as várias áreas temáticas como o “Arraial”, “Largo do Oculto”, “Jardim dos Infantes”, “Praça de Mercar”, “Quelho das Desgraças”, “Estalagem Ti-Berna”, “Largo dos Duques” e ainda as zonas de “Iguarias” e “Mercadores”.

Sob o tema “Tratado de Zamora”, as doze sessões que recriaram este momento histórico no Paço dos Duques de Bragança estiveram sempre lotadas. O “Torneio”, que recriou a batalha de cavaleiros e guerreiros, também registou lotação esgotada nas edições de sexta-feira e sábado, com cerca de mil pessoas por dia. A sessão de quinta-feira foi cancelada devido ao mau tempo.

“Foram quatro dias intensos que recuaram Guimarães ao passado, num regresso à Idade Média revisitando o ‘Tratado de Zamora’ e o papel importante de D. Afonso Henriques. As pessoas sentiram esse espírito e foi com agrado que registamos a visita de milhares de pessoas que foram surpreendidas em cada praça e cada rua”, apontou a vice-presidente da Câmara Municipal de Guimarães, no balanço de mais uma edição da Feira Afonsina. “Comprova-se que este evento (Feira Afonsina) tem já uma marca de rigor, de recriação, uma marca pedagógica e contribui para que os vimaranenses e os portugueses entendam melhor a época que nos definiu como país”, considerou Adelina Pinto.

O passado fim de semana foi intenso na Cidade-Berço não só pela realização da Feira Afonsina, mas também pela Meia Maratona – Corrida dos Conquistadores. Neste plano, os números voltaram a superar anteriores edições, com cerca de cinco mil participantes na Caminhada Solidária da CERCIGUI e mais duas mil pessoas a participarem na Mini Maratona e Meia Maratona.

Entretanto, cerca de um milhar de participantes marcou presença na décima edição do Passeio de Bicicleta “Dia 1 de Portugal” promovido pela Associação de Ciclismo do Minho no dia 24 de Junho em Guimarães.

Artigo Anterior

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *