Porto de Mós, Sociedade

Festas São Pedro 2018 em Porto de Mós com selo de Ecoevento

ecoevento

O Município de Porto de Mós associou-se à Valorlis com o objetivo de transformar as Festas São Pedro 2018 num ecoevento, promovendo ações amigas do ambiente, que primam pela gestão correta dos resíduos e que promovem a reciclagem.

O Ecoevento é uma iniciativa da Valorlis que desafia os organizadores de eventos, a solicitar a classificação de Ecoevento para os mesmos, destacando-se pelo compromisso de redução do impacte ambiental resultante do evento, promovendo a gestão adequada de resíduos.

A classificação de Ecoevento atribui ao evento um caráter de responsabilidade, preocupação e sustentabilidade que será reconhecido pelos participantes.

Assim, a organização das Festas São Pedro compromete-se a criar e implementar no local, um sistema de recolha seletiva para deposição de resíduos de embalagens provenientes do público e das entidades participantes. Faz parte deste compromisso a implementação do programa e garantir que estes resíduos são recolhidos e encaminhados para as instalações da Valorlis, onde serão triados e posteriormente enviados para reciclagem.

Para um EcoEvento de sucesso é imprescindível o compromisso de todos os intervenientes: a organização, ao propor a classificação e ao incentivar todos os participantes divulgando a iniciativa; a Valorlis ao disponibilizar a formação e ao fornecer meios para recolha dos recicláveis; as associações e entidades que vão dinamizar as tasquinhas no recinto, ao separarem os resíduos produzidos e encaminharem para o local indicado e o público em geral ao utilizar corretamente os meios que permitem a separação dos resíduos.

Numa primeira fase a Valorlis dá formação a todos as associações que vão dinamizar as tasquinhas, e fará o reforço dessa sensibilização durante o evento, alertando para a necessidade da separação dos resíduos. No final do evento os sacos serão recolhidos e os materiais pesados, para quantificar as quantidades recolhidas e enviadas para reciclagem. Serão ainda disponibilizados pela Valorlis meios didáticos relacionados com a correta gestão de resíduos urbanos.

Contamos, por isso, com todos para que as Festas São Pedro 2018 sejam um verdadeiro Ecoevento!

Artigo Anterior

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *