Montijo, Sociedade, Turismo

Adega do Montijo foi a mais premiada a nível nacional

Adega do Montijo foi a mais premiada a nível nacional

Na 17ª edição do prestigiado concurso enológico internacional La Selezione del Sindaco, que decorreu entre 31 de maio e 3 de junho, em Canelli, no norte de Itália, o município de Montijo conseguiu 21 medalhas. A adega mais premiada foi a Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões obtendo 20 medalhas. A Herdade de Pegos Claros também foi premiada.

O concurso avaliou a qualidade de 1300 vinhos de diferentes países. Portugal participou com 211 vinhos e mais de metade destes vinhos foram premiados, ganhou um total de 111 medalhas (mais 14 que na edição de 2017): 12 Medalhas de Grande Ouro, 73 Medalhas de Ouro e 26 Medalhas de Prata.

Os vinhos da Península de Setúbal conquistaram um total de 45 medalhas: cinco Grande Ouro, 32 de Ouro e oito de Prata. O Município Montijo foi o segundo melhor classificado.

La Selezione del Sindaco é o único concurso internacional de vinhos que prevê a participação conjunta dos territórios e dos vinhos aí produzidos, envolvendo municípios e produtores.

A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) foi, uma vez mais, uma das entidades parceiras deste concurso, organizado pela associação italiana Città del Vino, Recevin – Rede Europeia das Cidades do Vinho e Iter Vitis e marcou presença em Canelli com um grupo de 14 conceituados enólogos portugueses, representando várias regiões do país. José Arruda, secretário-geral da Associação AMPV, integrou o Comité Científico do Concurso.

No voto de saudação, apresentado pela vereadora Sara Ferreira, aprovado por unanimidade em reunião de câmara de 20 de junho lê-se “Saudamos, a Cooperativa Agrícola de Sto. Isidro de Pegões, assim como a Herdade de Pegos Claros, pelos resultados alcançados no concurso internacional, sendo para nós um motivo de enorme orgulho por tão bem representarem o sector, o país, a região e o concelho do Montijo”.

A cerimónia de premiação do concurso enológico internacional La Selezione del Sindaco, vai se realizar dia 12 de Julho em Turim.

Artigo Anterior

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *