Castro Marim, Cultura, Sociedade

Camané celebra o Dia do Município de Castro Marim

De 22 a 24 de junho, Castro Marim celebra o seu feriado municipal. Com um rico e diversificado programa cultural, numa homenagem a Castro Marim, às suas gentes e à sua história, o ponto alto das celebrações é o concerto de Camané, na data oficial do feriado municipal, 24 de junho.

As comemorações começam no dia 22 de junho, sexta-feira, com o concerto da Orquestra Clássica do Sul no Revelim de St. António, pelas 21h30. Com entrada livre, o concerto contempla obras de Rossini, Mascagni, Strauss, Chabrier e Dvorák.

Na véspera do feriado, sábado, o destaque é o tradicional Arraial de São João, que anima a Praça 1º de Maio e cujo ex-líbris é a cerimónia de entrega de prémios às associações locais participantes no XIX Concurso de Mastros, que decorreu durante este mês. Um dos pontos altos do Arraial são as Marchas Populares da Junta de Freguesia de Castro Marim e da Banda Musical Castromarinense. No mesmo dia decorre, pelas 19h00, a inauguração da exposição de trabalhos da Universidade do Tempo Livre (UTL), que ficará patente no Mercado local de Castro Marim. Os alunos da UTL irão ainda protagonizar o desfile “Chapéus há muitos…”.

O dia 24 de junho começa cedo. Depois do hastear da bandeira (9h00), a Banda Musical Castromarinense faz a Arruada, seguindo-se uma missa (10h00) na Igreja de N. Sra. dos Mártires.

Pelas 11h00, a Casa do Sal vai acolher a sessão solene, este ano inaugurada com uma interpretação musical da Banda Musical Castromarinense, como sendo o primeiro ato oficial com o novo fardamento, pago integralmente pela Câmara Municipal, e será apresentada a Rede de Transportes do Baixo Guadiana, que se foca na realização de pequenos circuitos turísticos de visita ao património do território, uma iniciativa cofinanciada pelo projeto  0193_UADITURS_II_5_E, cofinanciado pelo FEDER, no âmbito do programa INTERREG V-A Portugal Espanha. Com este projeto o município de Castro Marim, apresenta a sua Linha Azul para o Património, que assegurará um transporte pendular regular, entre os hotéis e os valores patrimoniais do concelho. Segue-se a apresentação da nova viatura do INEM (Instituto de Nacional de Emergência Médica), posteriormente afeta ao novo posto de emergência médica, que será instalado na aldeia do Azinhal.

O dia será ainda assinalado pela inauguração da requalificação da Rua da Arrancada, uma intervenção há muito solicitada pelos moradores do Barrocal, povoação pertencente à freguesia de Altura. Além da pavimentação da rua, antes em terra batida, foram construídas as infraestruturas de águas, esgotos e pluviais que se justificaram.

As comemorações do 24 de junho continuam noite dentro com André Ramos e Teresa Nunes no palco do Revelim de St. António, a abrir o grande concerto do fadista Camané, pelas 22h00.

Artigo Anterior

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *