Destaque, Estarreja, Sociedade

Um dos maiores encontros de automóveis antigos acontece em Estarreja

Matrículas de 1911, 1924, 1928, 1929, 1930, 1931, 1932, 1933, 1934, 1936, 1939, 1949, 1951… Quão distantes parecem estes anos? Para o Encontro de Automóveis Antigos de Estarreja representam um passado que se quer presente. 130 clássicos vão comprovar este domingo que ainda estão para as curvas.

Um número impressionante de 130 veículos marcará presença na sexta edição do Encontro de Automóveis Clássicos e Antigos agendado para este domingo, dia 17, no centro da cidade de Estarreja. Quem se deslocar ao Parque Municipal do Antuã pode apreciar veículos de afastadas épocas, incluindo exemplares de 1911, que hoje em dia já não circulam nas nossas ruas. Mas continuam a ser “umas grandes máquinas”, garante Nestor Teixeira, da organização do evento.

Esta será mais uma ocasião excecional em que se põe a trabalhar o motor destas verdadeiras relíquias para as fazer desfilar no Parque Municipal do Antuã, a partir das 10h e dando início a um passeio pelo concelho com destino ao Cais do Bico da Murtosa e regresso a Estarreja para uma passagem pela passadeira vermelha, em frente ao Edifício dos Paços do Concelho, prevista para as 12h15. Os carros regressarão ao Parque Municipal do Antuã onde ficarão expostos durante a tarde.

Ano após ano, o encontro promovido pelo Rancho Folclórico As Tricaninhas do Antuã tem crescido e atraído cada vez mais participantes. A 1ª edição contou com 60 carros e 170 participantes, o ano passado atingiu 127 carros inscritos e 370 participantes. Este ano deverá ultrapassar os 130 carros vindo de norte a sul país.

“O fio condutor é a tradição, é o passado. Portanto, interessa a recuperação do passado e a valorização”, salienta Rosário Rito, a presidente das Tricaninhas do Antuã. Um passado sobre rodas que irá mais uma vez atrair muitos olhares curiosos ao longo da tarde de domingo no Parque Municipal do Antuã.

Programa

8:30h – Receção dos clássicos no parque da cidade

10:00h – Desfile dos clássicos pela Avenida do Carnaval e passeio por algumas localidades do Concelho com destino ao Cais do Bico da Murtosa, para reforço Porto de Honra, convívio de concertinas.

11:45h – Continuação do passeio com destino ao Município de Estarreja para desfile e foto individual. ” Ricardo Dias photography”

12:15h – Passagem pela passadeira vermelha, em frente ao Edifício dos Paços do Concelho, e regresso ao Parque Municipal do Antuã, almoço no Multiusos e exposição de clássicos durante a tarde

Artigo Anterior

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *