Educação, Santa Maria da Feira, Saúde

Termas de S. Jorge dão “Festa da saúde no parque” para as escolas

Termas de S. Jorge dão “Festa da saúde no parque” para as escolas

O Gotinhas – mascote das Termas de S. Jorge – convida todas as crianças das escolas que integram a União das freguesias de Caldas de S. Jorge e Pigeiros, para participar na iniciativa “Festa da saúde no parque”, que irá acontecer no próximo dia 20 de Junho, no átrio centenário do balneário e seu parque termal.

Sensibilizar os mais jovens para as questões de saúde com enfoque na nutrição e valorização dos recursos naturais e promover um conceito de estilo de vida saudável é o pressuposto da iniciativa promovida pelas Termas de S. Jorge em parceria com a União das freguesias de Caldas de S. Jorge e Pigeiros, a Unidade de Saúde local e o Agrupamento de Saúde Entre o Douro e o Vouga.

Em estreita colaboração, estas entidades juntaram esforços para proporcionar à comunidade escolar de Caldas de S. Jorge e Pigeiros, um dia de atividades lúdico-didáticas, onde culminará este final de ano letivo.

Da parte da manha, serão recebidos os alunos do pré-escolar e, no período da tarde, os alunos do 1º ciclo, num total de mais de 230 participantes. No final do dia, pelas 17h00, pretende-se juntar pais e filhos numa “caminhada para a saúde” orientada pelo Dr. Pedro Prata, médico hidrologista das Termas S. Jorge. O momento será aproveitado para, também, apresentar o novo projeto “Walk with a doc” que associa a componente de exercício, à área clínica e à literacia para a saúde promovendo um papel de promoção de saúde, terapêutica e lazer.

Do programa da “Festa da saúde no parque” constam atividades como: jogos, momento de dança com a coreografia do Gotinhas, hora de conto, sessão de masterchef, momento de relaxamento e a constante animação do anfitrião da casa – o Gotinhas.

Estas atividades de educação para a saúde pretendem transmitir algumas mensagens simples mas importantes como a relevância do exercício físico e da nutrição na prevenção de determinadas doenças, entre as quais a obesidade infantil. A brincar, a brincar sugere-se simples medidas para um estilo de vida mais saudável.

Para melhor contexto da ação e envolvimento dos alunos à temática desta atividade, as escolas foram desafiadas a introduzirem o tema em sala de aula e criarem uma mensagem sobre estilos de vida saudáveis para afixação nas árvores do parque, que ficará exposta.

As Termas de S. Jorge integram esta ação no seu projeto de Educação para a Saúde “Conhecer para preservar”.

Artigo Anterior

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *