Albergaria-a-Velha, Cultura

Biblioteca de Albergaria-a-Velha convida leitores a viajar no seu 5.º Aniversário

A Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha convida os leitores a viajar por um mundo de atividades no seu 5.º Aniversário, munidos com um passaporte especial. Entre 22 de junho e 1 de julho, o equipamento cultural vai dinamizar um conjunto de iniciativas onde os participantes podem carimbar o seu passaporte e, no final das comemorações, trocar os carimbos por brindes da Biblioteca Municipal.

Performances de diferentes áreas artísticas, conversas com autores, visitas encenadas e experiências criativas fazem parte do programa, sendo a entrada livre em todos os momentos.

No dia do aniversário, a 22 de junho, pelas 19h00, as comemorações arrancam com o tradicional brinde e bolo partilhado seguindo-se, uma hora mais tarde, o espetáculo de clown As Zirolinas e o Monstro Marinho, uma produção da Arte Riso que aborda a temática da poluição marítima de forma bem-humorada.

No sábado, 23 de junho, há teatro de marionetas com Bzzzoira Moira. Num poço negro, dizem que existe um tesouro guardado por uma moura encantada. Será verdade ou apenas o produto da nossa imaginação ativa? A peça tem início às 16h30 e é uma criação do Teatro e Marionetas de Mandrágora.

Por trás de um grande espetáculo há sempre muito trabalho de preparação. Em ArtSitting, a Biblioteca Municipal vai dar a oportunidade aos jovens para ver o outro lado das criações artísticas, incluindo uma visita backstage do concerto dos Amor Electro, a decorrer na noite de sábado, no recinto da Albergaria conVIDA. A atividade tem uma lotação de oito participantes, com idades entre os 13 e os 23 anos. As inscrições devem ser feitas pelo endereço de correio eletrónico [email protected].

No domingo, pelas 18h00, há a primeira conversa com autores. Margarida Fonseca Santos vai estar na Biblioteca Municipal para falar do mais recente livro, Sem Rede, que conta a história de um grupo de jovens apanhados no meio de um incêndio florestal. Uma temática bastante atual que convida à reflexão, para não se repetirem os erros do passado.

No fim de semana seguinte as atividades continuam. A 30 de junho, pelas 16h30, é dinamizada uma sessão especial Aos Sábados, Conto Contigo! com a leitura encenada, seguida de oficina, do livro Não há Dragões nesta História, de Lou Carter e Deborah Allwright. Um Tal Vazio que Ecoa, Ouvir Apenas é o nome da instalação fotográfica de Barrocas Leiter a ser inaugurada às 17h00 e, uma hora depois, a segunda conversa com autores, desta vez, com Alexandre Martins. No seu livro 7 Bases do Sucesso apresenta estórias de pessoas que viveram momentos de grande transformação pessoal, profissional e que agora partilha com os leitores da Biblioteca Municipal.

No domingo, também às 18h00, Nuno Caravela fecha o ciclo de conversas. A coleção juvenil O Bando das Cavernas pretende estimular a imaginação dos mais novos e, em Albergaria-a-Velha, os participantes vão poder desfrutar de ilustrações em tempo real e conhecer a mascote Tocha.

Além das atividades com hora marcada, o programa das festas inclui visitas livres ao Castelo e Palacete da Boa Vista (dias 22, 23, 24 e 29 de junho) e a Visita enCONTAda, onde os participantes são orientados numa viagem encenada pela história de Albergaria-a-Velha, seus mitos e lendas (30 de junho e 1 de julho). Curiosidades e estórias sobre o Concelho também serão partilhadas na iniciativa Albergaria enCONTAda, com um animador a “passear” pela biblioteca e todo o recinto da Quinta da Boa Vista/Torreão (dias 23, 24 e 30 de junho e 1 de julho). Finalmente, destaca-se o Espaço Criatividade, com muita animação para crianças, a funcionar no jardim da biblioteca a partir das 16h30 nos dias 24 de junho e 1 de julho.

Artigo Anterior

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *