Albergaria-a-Velha, Destaque, Sociedade, Turismo

Branca (Albergaria-a-Velha) invadida por romanos no próximo fim-de-semana

Festival Romano Talabrigae Ex Libris

O Festival Romano Talabrigae Ex Libris está de regresso ao Parque do Porto Riba – Soutelo, na freguesia da Branca, nos dias 15, 16 e 17 de junho. Organizado pela APPACDM de Albergaria-a-Velha, com o apoio do Município de Albergaria-a-Velha e da Junta de Freguesia da Branca, o evento pretende promover a cultura romana, o associativismo e, principalmente, a inclusão e o apoio de pessoas portadoras de deficiência mental.

Durante os três dias, os visitantes podem contar com teatro, artes circenses, representações do comércio artesanal, reproduções de batalhas, espetáculos de fogo, cortejos, muita música, poetas e ninfas, performances com animais e diversas representações do quotidiano romano. No recinto haverá também um espaço para desfrutar de gastronomia alegórica e bancas de venda de artesanato alusivo à época.

Além das atrações permanentes, o programa do festival inclui algumas recriações históricas e espetáculos únicos. Na sexta-feira, pelas 21h00, decorre a cerimónia e leitura do Édito de Boas Vindas ao Patrício Romano e, às 23h30, sessões especiais de saltimbancos, malabaristas e cuspidores de fogo. Já no sábado, pelas 14h00, o cortejo de receção do Cônsul Romano percorre os vários caminhos do recinto. Mais logo, às 19h00, existe a tomada do Castrum e, às 22h00, o Circo Romano. A noite acaba com dança, música e malabarismo com fogo. Na manhã de domingo, pelas 11h00, realiza-se a cerimónia e leitura do Édito de Boas Vindas ao Populum e, durante a tarde, há a reposição da tomada do Castrum (15h00) e do Circo Romano (17h00). O festival encerra som saltimbancos, malabares e o rufo de tambores.

A inauguração do Festival Romano Talabrigae Ex Libris tem lugar na sexta-feira, pela s 18h00. No sábado, o recinto abre portas ao meio-dia e, no domingo, às 11h00. Os bilhetes diários têm o preço de dois euros e o passe geral custa três euros. Toda a receita de bilheteira reverte para a APPACDM, nomeadamente para o novo Lar e Centro de Atividades.

Artigo Anterior

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *