Cultura, Marinha Grande

Música e poesia evocam Dia de Portugal na Marinha Grande

Dia de Portugal
“Flor do Lácio” é o título do espetáculo de música e poesia, que conta com a participação do conhecido ator André Gago e que assinala o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, no dia 9 de junho (sábado), pelas 21h30, na Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande.

A “Flor do Lácio” assinala e celebra a receção da língua portuguesa como especiaria não declarada nos manifestos da carga transportada no bojo das caravelas e dos navios negreiros. Canções bem conhecidas do público convivem com textos e poemas que as inspiraram e alguns poemas, porventura menos conhecidos, inspiraram novas canções.

O título remete para o poema do poeta brasileiro Olavo Bilac, “Soneto para a Língua Portuguesa”, à qual chama “Última flor do Lácio”, uma língua aí metaforicamente descrita como sendo a última flor a brotar da árvore da raiz latina.

A lista de autores inclui Caetano Veloso, Camões, Bernardo Soares, Oswald de Andrade, João Melo, Luandino Vieira, José Craveirinha, Chico Buarque, Ruy Guerra, Fernando Pessoa, Agostinho Neto, Murilo Mendes, Casimiro de Abreu, José Paulo Paes, Natália Correia, Olavo Bilac, Jorge Vera-Cruz Barbosa, Vasco
Graça-Moura, Joaquim Nabuco, Jorge de Lima e António de Castro Alves.

Ficha Artística |
André Gago – Voz e flauta
Carlos Mil-Homens – Percussão
João Penedo – Viola
Pedro Dias – Guitarra Portuguesa
Duração | 60m
Classificação Etária | M/6 anos
Preço | 5€

Bilheteira: Teatro Stephens, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00, das 14h00 às 18h00 e nos dias de espetáculos até às 22h00.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *