Sociedade, Vila do Conde

Dia do Pescador celebrado nas Caxinas, Vila do Conde

Dia Nacional do Pescador

A Câmara Municipal de Vila do Conde e a Paróquia de Caxinas associaram-se na celebração do Dia Nacional do Pescador.

A Igreja de Nosso Senhor dos Navegantes acolheu uma Missa, que foi celebrada por Monsenhor Manuel Ferreira Araújo, e na qual a Presidente da Câmara Municipal proferiu uma sentida mensagem por altura da Ação de Graças.

No final da Celebração teve lugar uma procissão até ao Memorial aos Náufragos, onde foi rezada uma oração e se depuseram rosas brancas em memória dos pescadores tragicamente desaparecidos no mar.

Junto ao monumento, a Dr.ª Elisa Ferraz enalteceu a garra com que os nossos pescadores enfrentam a sua dura atividade, pedindo proteção para todos “aqueles que vivem do mar, fonte de vida, mas também fonte de morte”, lembrando ainda que é esse mesmo oceano que transmite a esta comunidade a determinação e coragem bem evidentes no seu viver.

No final da cerimónia, foram simbolicamente lançadas rosas ao mar, numa sentida homenagem aos nossos pescadores que desapareceram na sua árdua tarefa de ali buscar o seu sustento e o das suas famílias.

O Dia Nacional do Pecador é comemorado no dia 31 de maio, que este ano coincidiu com o Dia do Corpo de Deus, razão pela qual as cerimónias de homenagem aos pescadores que perderam a vida no mar foram celebradas no dia 30.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *