Educação, Póvoa de Lanhoso

Póvoa de Lanhoso acolheu final intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura

Concurso Nacional de Leitura

A Póvoa de Lanhoso foi escolhida para receber a final intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Ave do Concurso Nacional de Leitura.

Os alunos e as alunas apurados/as pertencem aos seguintes Agrupamentos de Escolas (AE): AE Gonçalo Sampaio (Póvoa de Lanhoso), AE Pe. Benjamim Salgado (Vila Nova de Famalicão), AE Prof. Carlos Teixeira (Fafe), AE do Vale de S. Torcato (Guimarães), AE de Montelongo (Fafe), AE de Caldas de Vizela, AE de Infias (Vizela), AE Camilo Castelo Branco (Vila Nova de Famalicão), AE Vieira de Araújo (Vieira do Minho) e do AE de Fafe.

“Foram todos vencedores, pois participar nesta fase final é já uma vitória. Para os que vão participar na fase final do Concurso Nacional de Leitura desejo os maiores sucessos. Continuem com esse gosto pela leitura, pois é fundamental para o vosso processo de formação e de aprendizagem permanente ao longo da vida”, referiu a Vice-Presidente e Vereadora da Educação da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Gabriela Fonseca, na sessão de encerramento. “O incentivo à leitura e à escrita é uma prioridade da nossa estratégia para a educação. Por isso, investimos na criação de uma rede de bibliotecas escolares em parceria com os Agrupamentos”, destacou, de entre outras considerações, Gabriela Fonseca.

Um dos jovens apurados, com 10 anos, explicou como correu a competição. “Foi uma experiência que já tive, mas foi na mesma difícil. A prova de argumentação foi a mais difícil. Sentia-me um bocado nervoso”, confidenciou, no final. Mesmo assim, considerou que tal não foi um obstáculo à sua prestação. “Não atrapalhou. Acho que consegui superar o meu nervosismo”. Agora encara com “boas expectativas” a fase seguinte, em que vai dar tudo por tudo. Sente-se mais confiante. “E, se possível, gostava de ganhar a XII Edição do Concurso Nacional de Leitura”, afirma.

Participaram cerca de 30 alunos e alunas dos concelhos de Cabeceiras de Basto, Fafe, Famalicão, Guimarães, Mondim de Basto, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho e Vizela.

A jornada começou às 13h00 de 23 de maio, com a receção aos/às alunos/as, terminando pelas 18h00 com a sessão de entrega de prémios e dos respetivos certificados. O Centro Interpretativo Maria da Fonte e o Theatro Club acolheram esta iniciativa. Para além da prestação de provas (escrita, oral e improviso), este evento integrou também vários momentos de animação através de mimos, do apresentador e humorista Serafim e de momentos musicais por alunos/as do ensino articulado e especializado da música do Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio.

Esta edição do Concurso Nacional de Leitura é acolhida pelo Município da Póvoa de Lanhoso, contando com o apoio da Rede de Bibliotecas Escolares da Póvoa de Lanhoso, do Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio e do Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso.

O Concurso Nacional de Leitura é organizado pelo Plano Nacional de Leitura, em parceria com a Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), a Rede das Bibliotecas Escolares (RBE), o Camões IP, a Direção de Serviços de Ensino e Escolas Portuguesas no Estrangeiro (DSEEPE) e a RTP.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *