Cultura, Destaque, Guimarães

Festival de Canto Lírico de Guimarães vai ao encontro das pessoas

Festival de Canto Lírico

O I Festival de Canto Lírico de Guimarães desenrola-se entre 31 de maio e 3 de junho, tendo como espaço de referência o Paço dos Duques para uma Gala de Ópera (1 de junho) e um Concerto Coral Sinfónico (2 de junho) mas também vai ao encontro das pessoas, causando a surpresa, com o “Concerto na Praça” que terá lugar no Largo de Donães (31 de maio). O Presidente da Câmara Municipal, Domingos Bragança, e a Vereadora da Cultura, Adelina Pinto, responderam afirmativamente ao desafio lançado pela Associação Artística Vimaranense.

Adelina Pinto destacou, esta terça-feira, 22 de maio, na conferência de imprensa para a apresentação do Festival de Canto Lírico, que “a cultura não deve acontecer apenas em espaço fechados” e enaltece “a possibilidade de surpreender as pessoas de forma positiva, tendo a possibilidade de assistir a atuações de canto lírico que, de outra forma, não conseguiam”. Este evento a decorrer no final deste mês e início do mês de junho visa “acrescentar o selo da cultura à cidade”, referiu a vereadora da Cultura.

O I Festival de Canto Lírico é uma organização conjunta da Câmara Municipal e Associação Artística Vimaranense, tendo em linha de conta a proposta apresentada por esta última. “Este evento é sustentado numa ligação às associações de Guimarães, tal como já aconteceu noutras iniciativas, pois entendemos que é possível enriquecer o nosso programa cultural e promover a diversidade de iniciativas através desta interligação que tem resultado positivamente”.

O presidente da Associação Artística Vimaranense, Francisco Teixeira, fez menção à presença da cantora lírica Elisabete Matos e ainda à Orquestra do Norte na valorização de um programa que “pretende ser um momento de exaltação da voz, da música e da poesia como criações e condições essenciais do humano”. Francisco Teixeira destacou o posicionamento da Associação como “contribuinte líquido” nesta organização partilhada com a Câmara Municipal de Guimarães, visando a cobertura de um “espaço em aberto no calendário cultural”.

O Festival de Canto Lírico de Guimarães inicia a 31 de maio (quinta-feira), com o concerto “Voz para Quatro Cordas”, no Largo de Donães, às 18h30. No dia 1 de junho (sexta-feira), decorre a “Gala de Ópera”, no Paço dos Duques, às 21h45, com Elisabete Matos e Orquestra do Norte. No dia 2 de junho (sábado), está previsto um “Concerto Coral Sinfónico”, no Paços dos Duques, às 21h45. Por último, no dia 3 de junho (domingo), o Museu Alberto Sampaio acolhe “O Clarinete no Canto Lírico, às 18h00.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *