Póvoa de Lanhoso, Sociedade

Póvoa de Lanhoso combate Vespa da Galha do castanheiro

Vespa da Galha do castanheiro.

O Município da Póvoa de Lanhoso associou-se à luta biológica contra a Vespa da Galha do castanheiro. Este inseto é considerado atualmente a praga mais prejudicial para os castanheiros.

A luta biológica é atualmente considerada a forma mais eficaz na redução dos ataques da Vespa da Galha. Desta forma, foi estabelecido um programa de luta biológica com a libertação do parasitoide Torymus sinensis nas zonas infestadas.

Com o apoio da Associação Portuguesa da Castanha – RefCast, foram realizadas cinco largadas de parasitoides Torymus sinensis em três soutos afetados pela Vespa da Galha do Castanheiro no Município da Póvoa de Lanhoso, mais concretamente nas freguesias de São João de Rei, Travassos e Calvos. Estas ações decorreram no dia 16 de maio.

O Dryocosmus kuriphilus é um inseto minúsculo conhecido como Vespa da Galha do castanheiro que ataca os castanheiros, induzindo a formação de galhas nos gomos e nas folhas, provocando a redução do crescimento dos ramos e a frutificação, podendo conduzir ao declínio dos castanheiros.

Os insetos adultos depositam os ovos nos gomos, originando o aparecimento de galhas nos ramos jovens e no pecíolo e nervura principal das folhas, dando-lhe um aspeto frisado. As galhas são de fácil observação, inicialmente têm cor verde que vai alterando para uma coloração vermelha acastanhada à medida que os adultos vão emergindo.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *