Sociedade, Vila do Bispo

Vila do Bispo no roteiro de sustentabilidade ambiental para as cidades europeias

Inspirada na Cimeira da Terra (Rio de Janeiro, 1992) esta declaração resultou da “8ª Conferência Europeia das Vilas e Cidades Sustentáveis”, que decorreu em Bilbao, Espanha, em Abril de 2016.

Esta declaração apresenta os caminhos para a criação de «cidades produtivas, sustentáveis e resilientes para uma Europa habitável mais abrangente», explica a Câmara de Vila do Bispo.

O documento visa assim «apoiar e acelerar a transformação sociocultural, socioeconómica e tecnológica, com o objetivo de garantir qualidade de vida às populações, enquanto são respeitados os limites dos ecossistemas locais e globais e os recursos naturais».

O documento refere «ainda a necessidade dos líderes locais encontrarem formas inovadoras de se envolver economicamente e socialmente com a sociedade civil para enfrentar os desafios económicos, ambientais e sociais e, ao mesmo tempo, encontrar soluções que aumentam o valor económico para o benefício da população local».

A declaração menciona ainda a necessidade desta transformação para descarbonizar os sistemas energéticos, criar padrões sustentáveis de mobilidade urbana, proteger e melhorar a biodiversidade e os serviços dos ecossistemas entre outros.

A Declaração Basca pretende ainda inspirar cidades e vilas a desenvolverem e criarem as suas próprias ações locais de transformação.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *