Educação, Terras de Bouro

Programa ColorADD nas Escolas de Terras de Bouro

Programa ColorADD

No passado dia 23 de abril, 97 alunos de 3.º e 4.º ano do Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro participaram no Programa ColorADD nas Escolas. Com este plano pretende-se sensibilizar e alertar os alunos, pais, encarregados de educação e toda a comunidade educativa para a questão do daltonismo.

Este projeto, implementado em parceria com o Município de Terras de Bouro, tem como objetivo promover a inclusão no seio da comunidade escolar, através de um conjunto de ações que permitem a consciencialização para esta limitação não visível

Com a colaboração da Opticália Terras de Bouro, foi efetuado o rastreio do daltonismo e o rastreio da visão, contribuindo assim para o diagnóstico precoce e encaminhamento para serviços de especialidade.

Foram também realizadas ações de sensibilização sobre o daltonismo com os Professores, a ação “Ver e Sentir as Cores” com as crianças, sensibilizando para a questão do daltonismo e dando a conhecer os constrangimentos que este problema causa no dia-a-dia dos seus portadores.

Os alunos demonstraram muito entusiasmo nesta ação, até pela oportunidade que tiveram de ver como um daltónico através de uns óculos que simulam a visão mais frequente do daltonismo – deuteranopia – e, consequentemente, sentir um pouco as suas dificuldades diárias e a forma como veem o Mundo.

No final, oferecido pelo Município de Terras de Bouro, receberam um Kit com material escolar contendo um caderno com atividades, um conjunto de lápis de cor identificados com o código ColorADD e uma mochila colorida.

Este programa da ColorADD foi já realizado com mais de 20.000 crianças de norte a sul do país pois… a Cor é para Todos!!!

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *