Seia, Turismo

Seia promoveu o concelho na FIT

Seia promoveu o concelho na FIT

O Município de Seia volta a marcar presença na Feira Ibérica de Turismo (FIT), que decorreu na Guarda de 28 de abril a 1 de maio, dando a conhecer no seu stand os principais ativos turísticos, alicerçados na valorização e promoção do património natural, cultural e museológico, de que são exemplo as Aldeias de Montanha, os Caminhos de Montanha, uma rede composta por 14 percursos pedestre e 4 itinerários cicláveis, o Museu do Brinquedo, o Museu Natural da Electricidade, o Centro de Interpretação da Serra da Estrela, a rede de praias fluviais, entre outras propostas para desfrutar do território.

Complementarmente, o Município promoveu durante a feira um conjunto de eventos e projetos estratégicos, que valorizam o território e a região. O dia da abertura foi reservado para as apresentações do CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, que acontece em Seia de 13 a 2 de outubro, e das Rotas da Eletricidade – turismo industrial de Seia, uma oferta estruturada pelo Museu Natural da Electricidade. A primeira teve lugar no stand da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela e a segunda decorreu no palco da FIT, onde ainda foi promovido o “plano de animação da Rede das Aldeias de Montanha para o concelho de Seia”, da qual constam eventos como “Cabeça Aldeia Natal”, “Festa da Transumância” e “Festa do Solstício”.

No segundo dia, igualmente no palco da FIT, o Município de Seia apresentou a Semana da Criança e do Brincar, com destaque para o Parque Encantado, que será recriado no Parque Municipal de Seia no dia 3 de junho, onde mais de uma centena de colaboradores da Câmara Municipal de Seia voltam a dar vida, de forma voluntária, a personagens do imaginário infantil. A apresentação na capital de distrito contou com a presença de 50 personagens, naquela que foi uma pequena mostra do que é recriado na data.

A FIT também foi palco para a divulgação dos eventos desportivos “Oh Meu Deus Ultra Trail Serra da Estrela”, que se realiza de 8 a 10 de junho, e do “Granfondo Serra da Estrela”, com data agendada para 8 de julho, assim como das Festas do Concelho.

Festas do Concelho animam centro da cidade em agosto

HMB, Rita Guerra, ATOA, Cuca Roseta e Diogo Piçarra são os artistas confirmados para a 5ª edição das Festas do Concelho de Seia, que decorrem uma vez mais decorre na praça do município e espaço envolvente, este ano de 15 a 19 de agosto.

As Festas do Concelho são organizadas pela Câmara Municipal de Seia, em parceria com a Associação Empresarial da Serra da Estrela e a Associação de Artesãos da Serra da Estrela, e contemplam vários espaços expositivos de empresas de diferentes ramos de atividade, entre outras coletividades, numa mostra de serviços e produtos, artesanato, tasquinhas, complementada com animação diária.

 

Semana da Criança e do Brincar

Seia dedica uma semana à criança e ao brincar com um conjunto de ações, lúdicas e de formação, com o intuito de sensibilizar a comunidade para a importância do brincar e da atividade lúdica no bem-estar e no desenvolvimento psicossocial da criança.

Assim, de 25 de maio a 3 de junho, são várias as propostas direcionadas a pais, profissionais, crianças e jovens e à comunidade em geral.

O vasto programa tem início com a apresentação em palco da peça “Hamlet”, pela Escola Secundária de Seia. Esta será a primeira representação teatral integrada no MOTIN – Mostra de Teatro Infanto juvenil, projeto desenvolvido com os jovens do 2º e 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e profissional, em parceria com a autarquia, no âmbito da educação artística.

O MOTIN, que este ano conta com a sua 13ª edição, prossegue nos dias 28, 29 e 30 de maio, com as peças: “Conto de Inverno”, pela Escola Profissional da Serra da Estrela; ”Pedro e Inês”, pela Escola Evaristo Nogueira; e “REI UBU”, pela Escola Dr. Guilherme Correia de Carvalho.

Tendo como principais objetivos aprofundar o conhecimento cultural e teatral dos jovens das escolas do concelho, promover o gosto pelo teatro/expressão dramática, bem como a cidadania, a participação comunitária e o pensamento crítico sobre o mundo que os envolve, as representações serão apresentadas no Cineteatro da Casa Municipal da Cultura, às 21h30.

Para o dia 26 de maio está agendado o ciclo de conferências de terapias expressivas. Organizado pela Associação de Musicoterapeutas MUTEpt, o programa abordará a prática da música, teatro, arte e dança enquanto métodos de terapia na prevenção e apoio a problemas de saúde mental.

Ainda nesta data o projeto “Vozes em Meia Ponta”, da autoria de Ana Carina Reis e Vanessa Silva, sobem ao palco do cineteatro da Casa Municipal da Cultura, às 21h, com o musical “Alice no país das maravilhas”.

No dia seguinte, a 27 de maio, a Associação Artística Andante promove na Biblioteca Municipal dois espetáculos, o primeiro para bébés (dos 6 meses aos 2 anos), às 10h30, e o segundo para crianças até aos 5 anos, às 11h30. “Afinal o íbis” é o nome do espetáculo de promoção da leitura para bébés, com poesia de Fernando Pessoa, música de Joaquim Coelho e imagem de Mafalda Milhões.

Durante a tarde, às 15h30, o Cineteatro da Casa Municipal da Cultura acolhe a 9ª edição do Festival Especial. Protagonizado por crianças e adultos da Casa de Santa Isabel, do Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) da Casa do Povo de Seia e da Fundação Aurora Borges e ainda, por crianças autistas e portadoras de deficiência das unidades de ensino estruturado do concelho, o festival conta com representações dramáticas e momentos musicais únicos.

O dia 28 de maio é dedicado ao Brincar… nas Escolas. Dinamizado por técnicos da Divisão Sociocultural do Município, a proposta é brincar com jogos tradicionais nas escolas do 1.º ciclo e pré-escolar do concelho, no âmbito do Dia do Brincar.

A terça e quarta-feira também terá como mote a brincadeira, mas desta vez dedicadas a grupos escolares e nas infraestruturas municipais: no CISE, na Biblioteca, na Ludoteca, no Museu do Brinquedo e no Museu Natural da Eletricidade.

No dia 31 de maio, a autarquia oferece entradas gratuitas para crianças (até aos 12 anos) no CISE, no Museu do Brinquedo e no Museu Natural da Eletricidade.

O Dia Mundial da Criança, que se comemora a 1 de junho, este ano será assinalado com o Concerto Grandes Canções da Disney, pela Associação Vox Angelis, em exclusivo para as crianças dos jardins-de-infância e escolas do 1.º ciclo do concelho. Os espetáculos acontecem no Cineteatro da Casa Municipal da Cultura, às 09h, 11h e 14h30.

Ainda, neste dia, o Agrupamento de Escolas de Seia promove no anfiteatro da cidade, às 21h, um Sarau Cultural e Desportivo.

Quase na reta final do extenso programa, está agendado para a 2 de junho o 1º Encontro A Criança e o Brincar “Brincar: em casa, na escola e nos espaços públicos”. Destinado à comunidade, o encontro inicia com o olhar das crianças do concelho sobre o brincar, seguindo-se temáticas como “o brincar e as culturas de infância”, por Carlos Neto (investigador da Faculdade de Motrocidade Humana da UL), “a brincar é que a gente se entende”, pelo pediatra e docente (na Universidade do Minho e no Instituto Politécnico do Porto) Hugo Rodrigues. O painel da manhã terá como moderadora Joana Campos, pediatra no Hospital São Teotónio de Viseu.

Durante a tarde serão abordados temas sobre Brincar no presente, “ofereça um presente especial aos seus filhos – brinque com eles – e o presente falará no futuro”, por Maria da Conceição Lopes, professora associada com a Agregação da Universidade de Aveiro, e “o universo dos brinquedos populares: um património a conhecer e preservar”, por João Amado (professor associado com Agregação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra), comunicações moderadas pela professora do ensino secundário, Orquídea Lopes.

Por fim, mas não menos importante, no dia 3 de junho, das 10h às 19h, o parque municipal da cidade dá lugar ao Parque Encantado. Um dia diferente, repleto de alegria e muita magia, marcado pela viagem ao mundo encantado que será recriado no Parque Municipal da cidade, com uma centena de colaboradores da Câmara Municipal de Seia a vestir o papel de personagens da Disney e das histórias mais populares do imaginário infantil…

 

Mangualde também na FIT

Póvoa de Varzim também presente

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *