Educação, Reguengos de Monsaraz

Projeto + Sucesso combate o insucesso e o abandono escolar em Reguengos de Monsaraz

O Município de Reguengos de Monsaraz vai implementar o projeto + Sucesso durante três anos para combater o insucesso e o abandono escolar nos alunos desde o 1º Ciclo do Ensino Básico até ao Secundário. O projeto vai ser desenvolvido em conjunto com o Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz, representa um investimento de 373 mil euros e é cofinanciado em 85 por cento no âmbito de uma candidatura efetuada através da CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central aos fundos comunitários que recebeu a melhor avaliação da região Alentejo.

Através do + Sucesso pretende-se igualmente reforçar a articulação entre os membros da comunidade educativa e apoiar as famílias e os alunos na sua integração escolar. Assim, o projeto terá cinco ações que vão ser desenvolvidas por uma equipa constituída por licenciados em Psicologia, Educação Básica, Teatro e Serviço Social.

A primeira ação foi a constituição de um gabinete de apoio multidisciplinar, localizado na antiga Casa dos Juízes, que apresente uma resposta complementar à da escola na criação de uma dinâmica de trabalho que contribua para o sucesso escolar dos alunos referenciados. O projeto + Sucesso vai implementar também uma mediateca itinerante que percorrerá as freguesias rurais do concelho, possibilitando a promoção de literacias às crianças e jovens durante todo o ano, em articulação com a comunidade envolvente.

Outra ação visa a orientação parental e terá workshops e seminários para apoiar as famílias no percurso escolar dos seus educandos e fornecer-lhes as ferramentas necessárias para que os possam acompanhar e compreender o seu desenvolvimento socio-afetivo e escolar. A quarta ação, intitulada “ConCentra-te”, tem como objetivo criar uma resposta diferenciada em contexto de sala de aula que promova novos estilos de trabalho e novos ritmos, de forma a capacitar os alunos e a promover o sucesso escolar.

A última ação do projeto, “Oficina de Expressões”, pretende contribuir para a evolução positiva dos processos de socialização, através do contacto com as artes performativas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *