Guimarães, Sociedade

Guimarães acolheu a primeira maratona de empreendedorismo social

maratona de empreendedorismo social

Os participantes na primeira Social InnovAthon do Projeto ASA – Ave Social Angels – deram asas à criatividade e apresentaram, em equipa, 13 ideias de projetos inovadores com potencial de responderem aos desafios colocados no âmbito social. Tratou-se de um primeiro momento de contacto e capacitação da população juvenil para o empreendedorismo social, ao qual será dado seguimento através da realização de um Bootcamp, em meados do mês de maio.

Este evento, organizado pela Sol do Ave, com o apoio do Município de Guimarães, teve lugar na Pousada de Juventude de Guimarães e na Fraterna, no passado fim de semana.

Os jovens foram desafiados a pensarem e apontarem soluções inovadoras para a resolução de alguns desafios da região, numa maratona de empreendedorismo social, organizada em parceria com os projetos CLDS Famalicão 3G, Geração Lanhoso, Guimarães Inclusivo e Vieira a Crescer. Esta iniciativa contou com a participação de cerca de 60 jovens dos concelhos de Guimarães, Vieira do Minho e Vila Nova de Famalicão e uma equipa de cinco formadores/as do IES – Social Business School (primeira escola portuguesa de negócios focada na inovação e empreendedorismo social).

A abertura do evento contou com a participação dos alunos do Curso Profissional de Marketing da Escola Secundária Francisco de Holanda, que presentearam a plateia com uma performance ao som da música “Livre” de Mariza. Entretanto, seguiu-se uma aula de zumba que proporcionou aos participantes um momento de lazer e bem-estar.

Na parte final, o Projeto TABU! dirigiu-se à plateia e levou a cabo uma ação motivacional, chamando a atenção para a existência de desigualdades de géneros e para a importância do papel de todos na luta por uma sociedade mais justa. O encerramento da atividade contou com a vereadora da Ação Social e Conselheira Municipal para a Igualdade, Paula Oliveira.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *