Albergaria-a-Velha, Educação

Crianças de Albergaria-a-Velha aprendem a utilizar a bicicleta em segurança

Dia Mundial da Bicicleta

No âmbito do Dia Mundial da Bicicleta, celebrado até este ano a 19 de abril e que, de acordo com a ONU se vai passar a comemorar a 3 de junho, a Câmara Municipal dinamizou, na Escola Básica de Albergaria-a-Velha, uma atividade de promoção do uso da bicicleta, que contou com a participação de cerca de 100 crianças.

Durante a iniciativa, os mais novos puderam familiarizar-se com o uso da bicicleta num circuito próprio e realizar alguns exercícios de agilidade e destreza.

Esta atividade integra um projeto mais amplo, designado POP – Programa Operacional Pedalar, que visa ensinar as crianças dos jardins-de-infância e 1.º Ciclo a utilizarem, com segurança, a bicicleta. Para o desenvolvimento das várias iniciativas do programa, o Município irá disponibilizar 60 bicicletas para crianças dos quatro aos nove anos de idade.

O Programa Operacional Pedalar é um dos três pilares do MOB*A – Mobilidade Operação Bicicleta de Albergaria-a-Velha, um projeto de implementação de mobilidade ciclável e suave, que visa contribuir para a melhoria do ambiente e da qualidade de vida dos cidadãos, promovendo a utilização da bicicleta nas pequenas deslocações. Apresentado no verão de 2017, o projeto arrancou com a criação dos “Patrulheiros”, um grupo de jovens voluntários que se deslocam pelo território, sobre duas rodas, reportando ocorrências nas áreas florestais e auxiliando os peregrinos do Caminho de Santiago e de Fátima na sua passagem pelo Concelho.

O terceiro pilar do MOB*A é um suporte integrado de utilização partilhada de bicicletas, para a comunidade em geral, que irá arrancar durante o mês de maio. O módulo MOB*A, a ser colocado no centro urbano de Albergaria-a-Velha, vai funcionar como centro de visitas e oficina, sendo possível fazer o rastreio das bicicletas através de uma aplicação. A pensar na população sénior, nos comerciantes e turistas a Autarquia vai também disponibilizar Cargo Bikes e bicicletas elétricas.

António Loureiro, Presidente da Câmara Municipal, refere que o MOB*A “é um projeto diferenciador, com identidade própria, que foi concebido tendo em conta a realidade do Concelho”. Para além dos benefícios para o ambiente e para a saúde dos munícipes, o autarca destaca a importância da componente formativa nas escolas, com a qual espera alterar mentalidades.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *