Cultura, Estarreja

Teatro Nacional D. Maria II traz Sweet Home Europa a Estarreja

“Sweet Home Europa”

De onde vimos e para onde estamos a ir? Será a Europa um bom sítio para se viver? A peça do italiano David Carnevali, adaptada pelo Teatro Nacional D. Maria II, procura responder a estas e outras questões. “Sweet Home Europa” estará em cena no Cine-Teatro de Estarreja no próximo sábado, dia 21.

Com a encenação de João Pedro Mamede, esta é uma peça intemporal que aborda a crise europeia, mas também as questões do amor, do medo e das relações humanas. Da autoria do dramaturgo italiano David Carnevali, “Sweet Home Europa” retrata uma Europa em crise de identidade e de valores, sem que seja feita qualquer referência cronológica. João Vicente, Isabel Costa e João Pedro Mamede interpretam várias personagens ao longo de 100 minutos de representação, numa peça que promete colocar o espetador a pensar.

Divertida e inquietante

O encenador e ator de “Sweet Home Europa” considera esta encenação um ato de reflexão. “Por vezes, o teatro pode ter a capacidade de mudar consciências, e esta peça é um olhar divertido sobre a questão da diferença e das assimetrias dentro da Europa. Trata-se também da integração do outro e dos outros.” João Pedro Mamede refere que esta peça é um olhar cáustico, divertido e caótico de uma Europa que aparenta ser recetiva, mas nem sempre o é. “Sweet Home Europa” coloca assim o dedo na ferida e desmistifica a problemática do racismo e da integração.

Um cenário inóspito

Dois homens e uma mulher vão falando dos seus problemas e das suas vivências na Europa, num cenário inclinado onde há uma cozinha, uma sala de jantar e um jardim. Contudo, nesse jardim, os pregos substituem a relva. O encenador João Pedro Mamede explica que este cenário inóspito “tem como objetivo expressar a hostilidade e esterilidade de um espaço caótico onde nada mais pode crescer”.

“Sweet Home Europa é uma oportunidade de reflexão e diversão, acompanhada ao piano pelo músico Daniel Bernardes”, remata o ator e encenador. A peça estará em exibição no próximo sábado, dia 21, pelas 21h30, no Cine-Teatro de Estarreja.

Os bilhetes podem ser adquiridos online, e este espetáculo dispõe de serviço de babysitting.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *