Celorico de Basto, Sociedade

Caminhada noturna sensibilizou para a prevenção dos maus tratos na infância em Celorico de Basto

Caminhada noturna em Celorico de Basto

Sensibilizar para a prevenção dos maus tratos na infância foi o objetivo desta ação, que e, apesar da ameaça de chuva, não inibiu muitos dos inscritos em participar. Uma ação promovida pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Celorico de Basto em parceria com o Município de Celorico de Basto.

“Esta caminhada é um momento importante e visa lembrar a história de Bonnei Finne, uma extremosa avó que viu os seus netos sofrer maus tratos na infância. Uma história triste que nos incentiva a promover ações que marquem e que sensibilizem a comunidade” disse Nuno Machado, Comissário da CPCJ, antes do início da caminhada e após a explicação do trajeto que seria percorrido.

A caminhada iniciou na estação de Celorico de Basto e todos os participantes receberam um laço azul para colocar na lapela, o grande símbolo desta iniciativa.

“Caminhamos juntos e unidos pela prevenção” disse Fátima Araújo, presidente, em exercício, da CPCJ de Celorico de Basto. Esta caminhada “Entre Laços e Pirilampos” mostra-nos que as pessoas estão atentas, mais conscientes da necessidade de salvaguardar as crianças e os jovens, despertas para um problema que a todos diz respeito. Os laços servem para recordar uma história triste mas, sobretudo, para evitar que outras semelhantes aconteçam. Precisamos, cada vez mais, de sensibilizar, com ações em que todos possam participar para que a mensagem seja devidamente transmitida”.

A próxima ação inerente a Abril – mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância e Juventude está marcada para o dia 27 de abril, pelas 21h00, no centro Cultural Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa. Trata-se da apresentação da Peça de Teatro “Comportamentos Desviantes” encenada pelo Grupo de Teatro Celoricense. O Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto, através da equipa Do Plano Nacional de Cinema – PNL, associa- se ao evento convidando também a comunidade educativa para assistir ao filme: The Kid/ O Garoto , de CharlesChaplin Género:Drama, Comédia; EUA, 1921, Preto e Branco, 68 min. Charles Chaplin inspira-se na miséria da sua própria infância, criando uma comédia dramática sobre o amor que permanece ainda hoje uma importante referência cinematográfica.

 

CPCJ de Celorico de Basto “lançou” laços pelas entidades locais pela Prevenção dos maus tratos na Infância

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *