Póvoa de Varzim, Sociedade

25ª Sessão Plenária do Conselho Local de Ação Social da Póvoa de Varzim

No passado dia 27 de março esteve a decorrer a 25ª Sessão Plenária do Conselho Local de Ação Social da Póvoa de Varzim, no Salão Nobre, da Câmara Municipal.

No passado dia 27 de março esteve a decorrer a 25ª Sessão Plenária do Conselho Local de Ação Social da Póvoa de Varzim, no Salão Nobre, da Câmara Municipal.

Estiveram presentes para além da Vereadora do Pelouro da Coesão Social e Gabinete do Munícipe, representantes de trinta e seis instituições.

Nesta reunião foram discutidos diversos assuntos, algumas aprovações e alterações tais como:  a aprovação da ratificação do parecer emitido pelo Núcleo Executivo ao Centro Social Monsenhor Pires Quesado, bem como, a ratificação do parecer emitido pelo Núcleo Executivo à Obra de Santa Zita. A alteração na atividade “Promoção da Saúde Oral” face à necessidade de incluir 60 famílias em sessões de sensibilização sobre questões de saúde oral, nomeadamente no que concerne à utilização dos “cheque dentista”. Também se procedeu à alteração da atividade “Guia Digital de Ofertas Formativas”, dada a dificuldade em recolher dados de caracterização dos participantes, bem como, ao facto de deixar de haver oferta formativa para ativos e a alteração do conteúdo da atividade “Promoção e criação de circuitos de comercialização de produtos locais”, através da promoção de mercados de rua, já foram realizados dois, que vão totalmente ao encontro dos objetivos da ação.

Quer a Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim quer o MAPADI apresentaram candidaturas enquadradas no PEDU – Plano Estratégico do Desenvolvimento Urbano de Portugal 2020. Neste âmbito, a Segurança Social solicitou o parecer do Conselho Local de Ação Social sobre a necessidade social para o concelho destes dois equipamentos. A Santa Casa apresentou o projeto de “Alteração e Ampliação da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas”, com o objetivo de aumentar a qualidade do interior das instalações da ERPI e não no sentido de aumentar o número de camas ou seja, pretende reorganizar os quartos visando elevar a qualidade dos serviços de apoio à população idosa promovendo a sua autonomia e bem-estar e o MAPADI apresentou o projeto de “Ampliação e Reconversão de Centro de Atividades Ocupacionais – CAO Solidário” que tem por objetivo melhorar as condições dos 60 utentes beneficiários do CAO Solidário.

Entre outros temas, também se falou do ponto de situação do Serviço de Teleassistência Domiciliária e foram estabelecidos contatos com uma Universidade com o objetivo de o Município aderir à Rede de Cidades Amigas das Pessoas Idosas, o que pressupõe um diagnóstico. No Município da Póvoa de Varzim vai-se associar um aspeto inovador, o conceito de Well-Being, com o objetivo de preparar bem o envelhecimento, de forma feliz e para ter uma melhor velhice. O Município está consciente desta necessidade de tornar a cidade ainda mais amiga das pessoas idosas.

Para terminar abordaram-se ainda os seguintes temas: Liga dos Amigos do Hospital que existe há 25 anos e surgiu numa perspetiva de humanização dos serviços hospitalares, tendo como primeiros e únicos destinatários os doentes e utentes. O voluntário é alguém que nos escuta quando estamos sozinhos, alguém que nos dá uma palavra de carinho. As pessoas que são voluntárias, já têm uma certa idade, e neste momento ainda são capazes de dar formação, são capazes de transmitir a novos voluntários as suas competências; O MDI – Mapa Digital interativo, que se encontra na fase final de implementação, é uma ferramenta fundamental para a gestão de qualquer instituição, o MDI é um verdadeiro exemplo de “Smart Cities”. Ao aceder ao MDI posso ter o conhecimento do território, informação sobre a evolução de variáveis sociais, saber onde estão situadas as pessoas a quem a instituição dá apoio, quais as zonas mais vulneráveis, quais as zonas em que é necessário apostar e ainda, o projeto piloto de habitação sénior partilhada que consiste em duas ou três pessoas idosas que vivam sozinhas, passem a partilhar a mesma casa, para combater a solidão.

Se precisa de uma agência de marketing digital? Pode verificar a Livetech

Se precisa de implantes dentarios pode fazer na clinica dentária Medway

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.