Seia, Sociedade

Igualdade de género é mote da Campanha de Prevenção em Seia

Laços azuis em 70 edifícios assinalam o início da campanha “Abril – Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância” em Seia, iniciativa que este ano terá como subtema “Diálogo (s) – Igualdade e Direitos Humanos” e a que se associa um amplo programa de atividades até ao final do mês.

A Campanha Nacional da Prevenção de qualquer forma de violência contra as crianças e jovens é uma iniciativa lançada pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção de Crianças e Jovens (CNPDPCJ) a que Seia se associa pelo quinto ano consecutivo, tendo em vista a consciencialização da comunidade, para a importância da prevenção dos maus-tratos na infância; da família, para o exercício de uma parentalidade positiva; e da criança/ jovem, para os seus Direitos.

A organização do programa em Seia é da responsabilidade do Município de Seia e da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Seia (CPCJ) e conta com a realização de iniciativas diferenciadas, dirigidas à comunidade, aos pais, aos alunos, mas também destinadas a profissionais. As ações são desenvolvidas por entidades com competências em matéria de infância e juventude e têm como principais objetivos sensibilizar, formar e informar, para que as crianças cresçam saudáveis, felizes e seguras.

Associado a esta causa, e à semelhança das edições anteriores, a partir do dia 26 de março 70 edifícios senenses ostentarão um Laço (s) Azul, uma ação simbólica a que se associaram todas as escolas do concelho, Instituições de Solidariedade Social, Juntas e Uniões de Freguesia e os restantes serviços públicos da autarquia e demais entidades públicas.

O amplo programa contra os maus tratos infantis inicia com uma oficina para profissionais sob o tema “As Famílias e a autonomia das crianças”, no dia 6, na Biblioteca Municipal. Dinamizada por Ana Lourenço, do Instituto de Apoio à Criança (IAC), esta temática será igualmente mote para uma oficina para pais, que se realizará na Ludoteca Municipal, durante a manhã do dia seguinte.

Ana Lourença será ainda promotora de outras oficinas dedicadas à igualdade de género, sobre o tema “Deixem os Brinquedos em Paz, Não são de rapariga nem de rapaz”, respetivamente nos dias 10 e 11 de abril. Duas das ações previstas destinam-se a alunos do pré-escolar e a outra será para pais e/ou encarregados de educação, avós, professores e outros técnicos a desempenhar funções com crianças e jovens. De participação gratuita, esta última oficina realiza-se no dia 10, às 21h, na Casa Municipal da Cultura.

No âmbito da programação para a comunidade, estão também previstas a exibição de um filme alusivo à temática, pelo 7ª Sena – Núcleo Cinéfilo de Seia, no dia 12 de abril, e a representação teatral “Os Brincos à Ronaldo e outras Histórias”, do encenador Alexandre Sampaio, no dia 21 de abril. As sessões decorrem no Cineteatro da Casa Municipal da Cultura, às 21h30.

Entretanto, no dia 13 de abril, realiza-se mais uma oficina destinada a alunos, desta vez com uma abordagem à violência no namoro. Dinamizada pela Equipa EIVIDA, a oficina vai ter lugar na Escola Abranches Ferrão, com alunos do 9º ano.

Ainda sobre igualdade de género, Vânia Beliz, psicóloga Clínica, mestre em Sexologia e doutoranda no Instituto de Educação da Universidade do Minho, promove na Biblioteca Municipal, no dia 23 de abril, a palestra “Educar para a Igualdade de género desde a infância. Prevenção da violência de género (projeto A Viagem de Peludim)” e, nos dias 23 e 24 de abril, oficinas sobre “A Viagem de PELUDIM Como lidar com as perguntas difíceis sobre sexualidade” junto dos alunos do 1º CEB.

Programa “Abril, mês da prevenção dos maus tratos infantis” em Seia

 

O programa “Abril, mês da prevenção dos maus tratos infantis” termina no dia 26 de abril, com a oficina para profissionais “Crescer saudável! Desenvolvimento Psicomotor dos 3 aos 10 anos”, dinamizada pela Luxius Psicologia na Biblioteca Municipal.

A participação nas ações pressupõe a prévia inscrição, no Gabinete de Apoio à Divisão Sociocultural da Câmara Municipal de Seia (238 310 237), ou através do correio eletrónico [email protected].

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *