Felgueiras, Turismo

Festival do Pão de Ló de Felgueiras adoça “Fim de Semana de Ramos”

O já tradicional Festival do Pão de Ló de Felgueiras volta a repetir-se no “Fim de Semana de Ramos”. Nos dias 24 e 25 de março, junto ao Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, expositores de todo o país e também da Galiza trazem até Felgueiras pão de ló, cavacas, lérias e ovos moles, entre outros doces tradicionais. Também vinho verde e licor farão as delícias dos visitantes.

A abertura oficial da IX Mostra Anual de Pão de Ló e Doces Tradicionais decorrerá às 15h00 de sábado, dia 24, com o Concerto “Cantar Felgueiras”, protagonizado pelo Conservatório de Música de Felgueiras. Seguem-se visitas guiadas ao Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, levadas a cabo pela Rota do Românico. O já habitual ateliê lúdico-pedagógico “Pasteleiro por um dia” mostrará também aos mais novos a arte de confecionar doces tradicionais. A noite termina com a atuação da artista Áurea, pelas 21h30.

Já no domingo, o dia começa com a Missa de Ramos, pelas 10h30. Durante a tarde, a Rota do Românico volta a abrir as portas do Mosteiro de Pombeiro aos seus visitantes. De seguida, decorrerá a oficina pedagógica “Um, dois, três, quatro… vamos construir um monumento em cada passo”, igualmente organizada pela Rota do Românico. A tarde de domingo é então dedicada aos mais novos, com a atuação de Sónia Araújo e as suas “As aulas da Sónia” pelas 16h00. O certame encerra às 18h00 de domingo.

Fim de Semana Gastronómico

A par do Festival do Pão de Ló, decorre o Fim de Semana Gastronómico de Felgueiras (dias 23, 24 e 25 de março). Ao todo, são 18 os estabelecimentos aderentes (15 restaurantes e 3 empreendimentos turísticos). O menu de Felgueiras tem como petisco “Presunto com broa”, como prato principal o “Cabrito assado no forno” e como sobremesa o “Pão de Ló de Margaride”. Os vinhos Verdes de Felgueiras serão a bebida de eleição. Já os empreendimentos turísticos aderentes oferecem um desconto de 20% nas noites de sexta-feira e sábado.

A lista dos estabelecimentos aderentes pode ser consultada em https://goo.gl/BVJqY5.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *