Felgueiras, Sociedade

Felgueiras assinalou Dia Mundial dos Direitos do Consumidor com jovens

Na passada sexta-feira, dia 16, a Câmara Municipal de Felgueiras realizou, em parceria com a DECO (Delegação Regional do Norte), uma ação de esclarecimento intitulada “Direito do Consumidor é uma cena que te assiste?”. Esta ação, dirigida a alunos do 3.º ciclo, decorreu na Biblioteca Municipal de Felgueiras. O seu objetivo era sensibilizar, divulgar, informar e esclarecer os jovens sobre a dimensão e a abrangência dos seus direitos enquanto consumidores.

Inserida no âmbito das Comemorações do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor (assinalado a 15 de março), esta sessão dirigiu-se aos alunos da Escola Profissional de Felgueiras, do Agrupamento de Escolas de Pombeiro e do Agrupamento de Escolas da Lixa. Nela participaram também a Vereadora responsável pelo Pelouro da Defesa do Consumidor, Ana Medeiros, a formadora da DECO, Joana Simões, e ainda a Jurista do Gabinete de Apoio ao Consumidor, Margarida Cunha.

Esta sessão procurou “informar e alertar para situações particularmente dirigidas aos jovens para que, desta forma, possam, de facto, interagir na sociedade de consumo de uma forma mais responsável, mais consciente e mais informada”, explicou Joana Simões, formadora da DECO. Referiu também que “os jovens já são consumidores de Internet, das suas roupas, das tecnologias e, portanto, sendo consumidores ativos precisam também de informação para estarem mais preparados para as decisões de consumo no seu dia-a-dia”.

A Jurista do Gabinete de Apoio ao Consumidor, Margarida Cunha, acrescentou que “foi uma vitória para todos nós a celebração deste dia e é nesse sentido que devemos continuar a promover estas iniciativas para que todos estejamos informados dos nossos direitos. É útil para todos nós, na nossa vida pessoal e profissional, sabermos onde é que os direitos nos assistem e onde é que a lei nos pode proteger”.

A relação entre a Câmara Municipal de Felgueiras e a DECO tem permitido, nestes últimos anos, a dinamização de uma série de atividades de educação/formação do consumidor, quer no contexto escolar, quer na comunidade.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *