Évora, Sociedade

Proteção Civil intermunicipal debatida em Évora

A proteção civil em debate

O Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, presidiu à sessão de abertura do colóquio Desafios Estratégicos da Proteção Civil a Nível Intermunicipal numa organização do respetivo Serviço Municipal e a empresa Get Safety.

A iniciativa, que contou também com a presença do vice-presidente João Rodrigues, responsável no município pelo pelouro, inseriu-se na programação do mês da Proteção Civil, que tem vindo a ser desenvolvido por esta unidade da autarquia de Évora.

Promover o diálogo intermunicipal

O colóquio “Desafios estratégicos da Proteção Civil a Nível Intermunicipal teve como objetivo promover o diálogo em torno desta temática e envolver os decisores e principais agentes nesta área a nível intermunicipal, através da partilha de experiências e disseminação de boas práticas.

Estiveram presentes representantes da CIMAC, assim como autarcas locais, representantes do Sistema de Proteção Civil, do tecido empresarial e da área científica. Na discussão do tema estiveram em foco, em particular, os pontos específicos que o mesmo representa em territórios de baixa densidade populacional.

Um mês recheado

Para assinalar este Mês, a Câmara Municipal de Évora programou para o mês de Março cerca de duas dezenas de atividades sob o lema “Proteção Civil – De todos, Para todos”.

Exercícios de evacuação junto da Comunidade Escolar, sessões de informação e sensibilização ao Serviço da Comunidade Local/Infância – Os Civilinhos; Juventude – Os Responsáveis; População Ativa – Os Agentes; População Sénior – Os Sábios são algumas das atividades previstas.

Deste vasto programa, o destaque vão para esta iniciativa intermunicipal e para o lançamento do Guia do Cidadão Agente de Proteção Civil e Lançamento do Programa Local de Proteção Civil Preventiva.

Ao longo do mês serão ainda realizadas algumas ações/iniciativas de divulgação de medidas de autoproteção perante situações de sismo, incêndio (urbano e rural), ameaça de bomba, fuga de gás, primeiros socorros.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *