Cultura, Évora

Dinâmica cultural em Évora bate recordes

Pela primeira vez a Agenda Cultural da Página Oficial do Município de Évora na Internet ultrapassou o número de 50 eventos divulgados em simultâneo. Tal significa que estão a ocorrer ou agendadas para as próximas semanas mais de 50 iniciativas na área da cultura. Sendo uma boa parte promoção direta da Câmara Municipal de Évora, a grande maioria são, todavia, iniciativas promovidas pelos agentes: associações, clubes, grupos culturais, Juntas e Uniões de Freguesias, ou até empresas, atingiram uma dinâmica de tal forma intensa, que permitiu chegar a este nível de atividade cultural.

É assim possível comprovar com dados objetivos a grande vitalidade do setor cultural e criativo, sendo nesta medida importante salientar que a grande dinâmica evidenciada é fruto do trabalho realizado por instituições que estão presentes e desenvolvem a sua atividade no Concelho. Este dado permite concluir que a cultura em Évora está bem estruturada com raízes na vivência e convivência social das pessoas. E é um facto tão mais surpreendente quando acontece num quadro conjuntural em que os sucessivos Governos têm cortado o investimento na área da cultura. Eis então a resposta dos agentes àqueles que injustamente os têm acusado de subsidiodependência.

Toda esta realidade dá-nos garantias de que a dinâmica cultural que se tem vindo a verificar está bem consolidada, e por isso com condições para se manter no futuro. A comprová-lo está um importante conjunto de iniciativas já programadas, das quais se referem apenas algumas: o “Évora Jazz Fest”, “Soam as Guitarras”, “20.21 Évora Música”, entre outros. Destaque ainda para o “ArtFest Patrimónios” promovido pela Associarte, que já está a decorrer, o “Évora África” que vai começar já em maio, o “Festival Alentejo” da Companhia de Dança Contemporânea de Évora, que está previsto para Julho, e o regresso do “Artes à Rua” que irá animar o verão.

Após a decisão de submeter a candidatura de Évora a Cidade Capital Europeia da Cultura 2027, temos um sinal evidente de que existem condições de base para a realização de um trabalho coletivo, concertado entre as instituições públicas, privadas e associativas, que leve ao sucesso na concretização deste importante projeto.

Visite a Agenda Cultural na Página Oficial da Internet da Câmara Municipal de Évora. Saiba tudo o que acontece acedendo a http://www.cm-evora.pt/pt/agendacultural/Paginas/all-events.aspx

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *