Educação, Póvoa de Lanhoso

Póvoa de Lanhoso concerta oferta formativa a nível municipal

A concertação da oferta formativa concelhia, ao nível do ensino profissional, para o ano letivo 2018/2019, realizou-se pelos parceiros que compõem a Rede de Educação e Formação do concelho da Póvoa de Lanhoso, no passado dia 1 de março. Presente esteve a Vereadora da Educação da Câmara Municipal Povoense, Gabriela Fonseca.

O processo de planeamento e concertação da oferta profissionalizante obedece a um conjunto de procedimentos, definidos pela ANQEP, nomeadamente o SANQ  – Sistema  de Antecipação das Necessidades de Qualificação do Ave. É importante que esta concertação concelhia seja realizada, por forma a dar a conhecer aos parceiros as orientações e a planear a concertação ao nível supraconcelhio, mais concretamente no âmbito da NUT III Ave.

Na mesma reunião, foi também articulada a formação ao nível dos CEF (Cursos de Educação Formação) e de formação promovida não só  pelo IEFP para desempregados de longa duração, mas também ao nível de cursos de aprendizagem e de formação modular ministrada por entidades formativas do concelho.

A Rede Local de Educação e Formação da Póvoa de Lanhoso foi formalizada em 2013 e, desde então, contribui para uma melhor articulação entre entidades locais de formação profissional e entidades do sistema educativo, de modo a que a oferta seja diversificada, não se sobreponha e abranja todas as áreas que se manifestam fulcrais para o desenvolvimento da Póvoa de Lanhoso.

É de salientar o trabalho de articulação que tem vindo a ser promovido entre a Autarquia e o IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional por forma a capacitar os desempregados Povoenses para as necessidades das empresas que resolveram investir no nosso concelho e que vão criar novos postos de trabalho, casos da formação, que irá decorrer nas instalações da Prozis, empresa da área de suplementação desportiva, e no grupo têxtil Valérius.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *