Arouca, Educação

Projeto-piloto avança em Escola Básica de Arouca

Chama-se “Escola de Pais Saudáveis” e é o título do projeto-piloto que a Câmara Municipal de Arouca irá implementar na Escola Básica 1 de Serra da Vila/Jardim-de-Infância de Casal (Mansores).

Desenvolvido em estreita articulação com a toda a comunidade escolar, incluindo a associação de pais e encarregados de educação daquele estabelecimento de ensino, este projeto tem como objetivo sensibilizar os pais para a educação alimentar dos filhos, tornando-os ainda mais responsáveis e ativos na promoção de uma alimentação saudável, nomeadamente no que diz respeito aos lanches escolares.

Integra 4 sessões mensais, que decorrem de março a junho, e que vão trabalhar temáticas como a alimentação saudável e a importância do pequeno-almoço e dos lanches escolares (ver calendarização abaixo).

Para além das sessões, vão ser distribuídas gratuitamente 1 vez por semana, 2 peças de fruta às crianças, de modo a estimular o consumo de fruta, a todos os alunos do pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, incluindo-o num dos lanches escolares, a começar já a 6 de março. As frutas são provenientes do Mercado Local (Arouca Agrícola), numa lógica de sustentabilidade e valorização dos produtos e produtores locais. Caso esta iniciativa decorra com o sucesso que se espera, o objetivo é estendê-la aos restantes estabelecimentos de ensino, aderindo ao programa de regime de fruta escolar do Ministério da Educação.

A Escola Básica 1 de Serra da Vila/Jardim-de-Infância de Casal (Mansores) foi selecionada por aqui se ter verificado uma prevalência do excesso de peso em 50% das crianças, de acordo com os resultados do estudo “Obesidade em crianças do pré-escolar e 1.º ciclo de Arouca”, efetuado em 2014. O fator populacional também foi tido em consideração, pois, sendo uma escola de menor dimensão, facilita o desenvolvimento de um projeto em fase 0, como é o caso desta experiência-piloto, que se espera poder vir a ser alargada a outros estabelecimentos de ensino locais, no futuro.

Para a Presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém, este é um projeto que ilustra o que deve ser a ação do Município. “A Escola de Pais Saudáveis visa, por um lado, promover a saúde das nossas crianças, o que terá certamente importante impacto no seu futuro. Por outro lado, assenta num forte trabalho de parceria, desde logo da autarquia com os responsáveis do estabelecimento de ensino e restante comunidade escolar, nomeadamente a Associação de Pais, envolvendo ainda outras dinâmicas locais, como é o caso do Arouca Agrícola e dos nossos produtores locais”, refere. “É assim um projeto que visa um futuro melhor, que valoriza e rentabiliza os recursos existentes a nível local em prol da sua comunidade”, acrescenta.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *