Elvas, Sociedade

Várias celebrações da Quaresma em Elvas

Na sequência do período religioso que se vive, a Quaresma, várias são as celebrações previstas para esta época, que contemplam procissões e Via Sacra, que vão percorrer as ruas da cidade.

Assim sendo, no dia 3 de março, pelas 21 horas, acontece a trasladação do andor do Senhor dos Passos, da Igreja da Sé para a Igreja do Salvador, percorrendo a Praça da República, o Arco do Relógio e Rua da Carreira.

No dia 4 de março, domingo, pelas 16.15 horas, Procissão dos Passos. O percurso é o seguinte: saída da Sé e da Igreja do Salvador, seguindo pela Praça da República, Arco do Relógio, ruas de Olivença, Alcamim, Feira, Largo da Misericórdia, Évora, Largo de São João de Deus, Praça 25 de Abril, Alferes Cristóvão Pinto, Largo da Misericórdia, Cadeia, Arco do Bispo, André Gonçalves, Isabel Maria Picão, Praça da República e Sé, seguida de eucaristia.

O programa de celebrações prossegue na quarta-feira, dia 28 de março, às 21 horas, com a Via Sacra, que tem o itinerário seguinte, Pelourinho, Praça da República, Rua da Cadeia, Ruínha, Praça 25 de Abril, Viaduto, Praça D. Sancho II, Avenida da Piedade e Santuário do Senhor Jesus da Piedade.

A 30 de março, sexta-feira Santa, decorre a Procissão do Enterro do Senhor, a partir das 21 horas, com o seguinte trajeto: Igreja da Sé, Arco do Bispo, Rua de São Francisco, Rua António Tomás Pires, Largo da Misericórdia, Rua da Cadeia, Arco do Relógio, Praça da República, e regresso novamente à Sé.

Para além destas, no dia 25 de março, domingo, decorre a a Procissão dos Ramos, em todas as paróquias ante da eucaristia; no dia 29 de março realiza-se, na Sé, a celebração da Ceia do Senhor, pelas 18 horas, com o habitual lava-pés, adoração do Santíssimo até à passagem da Procissão do Mandato. No dia 30 vai decorrer, pelas 9 horas, a Oração de Laudes, na Sé; pelas 11 horas a Via Sacra na Igreja do Salvador e, às 15 horas, a Adoração da Santa Cruz, na Sé.

No dia 31 de março, sábado, pelas 9 horas, há Oração de Laudes, na Sé, sendo que pelas 21.30 horas, na Sé, acontece a Vigília Pascal.

No dia de Páscoa, 1 de abril, realiza-se a Ressurreição do Senhor, com eucaristia no horário habitual em todas as paróquias.
Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *