Montijo, Sociedade

Montijo comemora o Dia Internacional da Mulher

A Câmara Municipal do Montijo comemora o Dia Internacional da Mulher com uma programação diversificada, entre 6 e 9 de março.

Assim, no dia 6 de março, às 16h00, na Galeria Municipal realiza-se a Conferência Política Salarial e Igualdade de Género, que tem como oradoras Rosário Palma Ramalho, Isabel Vieira Borges, docentes da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, e Sara Falcão Casaca, do Instituto de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa.

No dia 8 de março, às 18h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, terá lugar a Cerimónia de entrega de Medalhas de Distinção de Mérito às mulheres que se destacaram nas áreas da cultura e do desporto. O evento vai contar com a atuação do Grupo Sinfonias ao Luar, da Escola de Artes Sinfonias & Eventos.

Na Galeria Municipal terá lugar, no dia 9 de março, às 15h00, uma Sessão de Esclarecimento, integrada na Agenda Sénior Outros Olhares, dedicada ao tema História do Dia Internacional da Mulher – Significado do Dia 8 de Março, que tem como oradora convidada Catarina Marcelino, deputada à Assembleia da República e presidente da Assembleia Municipal do Montijo.

As comemorações vão terminar com a inauguração da exposição Reencontro com Marcelino Vespeira, no dia 9 de março, às 17h30, no Museu Municipal Casa Mora.

Marcelino Vespeira é uma figura incontornável da pintura portuguesa. A sua obra, rica e diversificada, abordou a mulher, numa evocação permanente da sensualidade do corpo feminino. Em 1985, a Câmara Municipal do Montijo prestou-lhe homenagem com a criação do Prémio Vespeira, encontrando-se no espólio municipal um conjunto de serigrafias do pintor, apresentadas nesta exposição.

Recorde-se que este dia é celebrado um pouco por todo o mundo em reconhecimento e celebração das conquistas das mulheres na luta pela igualdade de direitos, esquecendo as divisões nacionais, étnicas, políticas ou religiosas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *