Cultura, Mangualde, Sociedade

Mangualde celebra a Páscoa com cultura e tradição

Como já vem sendo hábito, o Município de Mangualde apresenta uma programação especial para a época pascal. Este ano, a celebração da Páscoa decorre entre 16 de março e 1 de abril, em vários locais da cidade. A Páscoa em Mangualde é uma organização da Câmara Municipal de Mangualde e da Paróquia de Mangualde, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Mangualde e do Centro Cultural e Recreativo de Santo Amaro de Azurara.

Assim, no dia 16 de março, pelas 21h30, decorrerá, no Auditório da Câmara Municipal, o II Seminário “Prelúdios da Páscoa Cultura Popular em tempo de Quaresma”. No dia seguinte, em igual horário, o Largo da Misericórdia acolhe o Amentar das Almas pelo Grupo de Cantares de Santo Amaro de Azurara e seus convidados.

O Domingo de Ramos terá dois momentos especiais. Às 10h15, decorrerá a Bênção dos Ramos, seguida de Procissão e Missa Solene, na Igreja de Nossa Senhora do Desterro (Capela do Rebelo). À tarde, pelas 15h00, ocorrerá a “Entrada Triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém”, uma encenação do grupo Ondas do Campo, que percorrerá várias artérias da cidade até ao Complexo Paroquial de Mangualde.

Já no dia 29, Quinta-feira Santa, a Igreja Paroquial de Mangualde acolhe, às 21h00, a Missa da Ceia do Senhor. Já na Sexta-feira Santa, dia 30, celebrar-se-á a Paixão do Senhor, às 17h00, na mesma Igreja, seguida de procissão do enterro. Já à noite, pelas 21h30, realizar-se-á uma Via Sacra na cidade de Mangualde, pelos Escuteiros de Mangualde e pelos Escuteiros de Ranhados, Viseu. A Via Sacra sai da Igreja Nossa Senhora do Desterro (Capela do Rebelo) e irá até à Igreja Paroquial de Mangualde.

A Vigília Pascal realiza-se no sábado, dia 31, às 21h30, terminando as celebrações com a Missa Solene do Domingo de Páscoa, às 11h00, na Igreja Paroquial de Mangualde.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *