Póvoa de Lanhoso, Sociedade

Póvoa de Lanhoso já tem Provedor do Idoso

Os seniores da Póvoa de Lanhoso já podem contar com um Provedor e, através dele, participar na definição das políticas municipais que lhes são dirigidas. O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Avelino Silva, apresentou, na tarde de 20 de fevereiro, a figura escolhida. Álvaro Oliveira, de 65 anos, empresário Povoense e desde sempre ligado ao movimento associativo é o nome escolhido para este desafio.

“Quando trabalhámos o nosso programa de mandato, eu defendi que devíamos ter uma pessoa externa à autarquia, que nos ajudasse a identificar e a definir o melhor caminho nas respostas ao nível da terceira idade. Por outro lado, termos alguém que, com um olhar isento, fizesse uma permanente avaliação de todo o trabalho que fazemos na autarquia e na comunidade. No fundo, nós queríamos criar a figura do Provedor do Idoso com a ajuda da Rede Social, valorizando este novo parceiro para melhorar permanentemente o bom trabalho que já vamos desenvolvendo”, explicou o Presidente da Câmara Municipal, Avelino Silva.

O Provedor do Idoso, Álvaro Oliveira, é um Povoense reconhecido na comunidade, com um forte percurso associativo, tendo dado o seu contributo na direção do Sport Clube Maria da Fonte, no Conselho Marifontista, presidiu ao Clube de Caçadores e preside agora ao Clube Povoense. “É, acima de tudo, um homem com sensibilidade social e com um profundo conhecimento das dinâmicas da nossa comunidade. Não tenho dúvidas de que reúne todas as condições para cumprir com sucesso este desafio”, salientou Avelino Silva.

A sua apresentação aconteceu no decorrer do Seminário “Justiça Social e Envelhecimento – realidades e desafios”, promovido pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, no Fórum dos Bombeiros Voluntários. Na mesma oportunidade, foi assinado um Protocolo entre a Comissão de Proteção do Idoso e o Município.

Este Seminário englobou as intervenções de diferentes especialistas e convidados: do Presidente da Comissão de Proteção ao Idoso, Carlos Branco; da Presidente da Mesa do Conselho Geral do Núcleo Distrital de Braga da EAPN Portugal – Rede Europeia Anti Pobreza, Alice Matos; da Presidente da Comissão Instaladora do Instituto Português de Proteção à Pessoa Idosa, Graciete Dias.“Todos os dias trabalhamos para que haja justiça social, para que se aumente a qualidade de vida destes Povoenses, mas acima de tudo para que seja possível viver esta fase da vida com dignidade e com felicidade. Mas está tudo feito? Claro que não, as necessidades são permanentes e por isso queremos acrescentar novas respostas e novos projetos. Estes debates servem também para isso. Ouvirmos os especialistas que nos ajudam a escolher o melhor caminho para cumprirmos a missão de desenvolver este concelho com responsabilidade social”, considerou o Presidente da Câmara Municipal, rematando: “Uma autarquia que não acarinha e cuida dos seus idosos, não está a cumprir na plenitude o mandato que os cidadãos lhe confiaram. Nós estamos aqui para trabalhar para todos os Povoenses, mas em especial, para as crianças e para os idosos”.

Na plateia estiveram seniores, jovens estudantes, Presidentes de Junta e representantes de entidades com intervenção social.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *