Educação, S. João da Madeira, Tecnologia

Feira da Ciência regressa a S. João da Madeira

Já é uma tradição da cidade e as escolas já não dispensam: vem aí mais uma “Feira da Ciência”, em 2018 assinalando a 12.ª edição. Esta é uma organização do projeto ‘Pequenos Cientistas Sanjoanenses’ da Câmara Municipal de S. João da Madeira, sendo resultado do sucesso que o programa tem tido junto das escolas do 1.º ciclo e jardins-de-infância do concelho. Cerca de 2000 crianças participarão no evento, através das respetivas turmas, podendo assim interagir em diferentes experiências divertidas e pedagógicas.

Esta exposição interativa está marcada para o Museu da Chapelaria, de 19 de fevereiro a 2 de março. As famílias poderão também participar no sábado, dia 24, das 14h00 às 17h00. No dia da abertura, na próxima segunda-feira, está prevista a presença no evento do Presidente da Câmara, Jorge Vultos Sequeira, e da Vereadora da Educação, Irene Guimarães.

O projeto Pequenos Cientistas Sanjoanenses é um complemento da área curricular disciplinar do Estudo do Meio. Deste modo, é seu objetivo principal desenvolver programas educativos e de entretenimento em vários campos do conhecimento científico, tecnológico e social, para que os alunos compreendam, progressivamente, que existem assuntos, metodologias, técnicas e formas de pensar mais associados ao caráter investigativo.

As atividades propostas – revestidas de caráter prático e experimental – ajudam os alunos a compreender e a interiorizar os conceitos trabalhados ao longo do ano letivo, proporcionando-lhes a oportunidade de desenvolverem saberes e competências que lhes permitam tomar decisões e agir de forma sensível aos assuntos ambientais e aos desafios de uma cidadania ativa.

O projeto “Pequenos Cientistas Sanjoanenses” é desenvolvido por professores das áreas da Biologia, Geologia, Ciências da Natureza, Física e Química, contratados pela Câmara Municipal de S. João da Madeira. A Feira da Ciência é um dos pontos altos do programa.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *