Barreiro, Sociedade

“Responsabilidade Social e Voluntariado Empresarial” em reflexão no Barreiro

Realizou-se, durante o dia de quarta-feira, 7 de fevereiro, no Centro de Educação Ambiental (CEA) da Mata da Machada e Sapal do Rio Coina, o Seminário Biodiscoveries, com o tema “Responsabilidade Social e Voluntariado Empresarial”. Foram vários os convidados que partilharam na iniciativa experiências enriquecedoras.

Na abertura, o Vereador da Câmara Municipal do Barreiro, responsável pelo CEA, falou do “êxito que tem sido o projeto Biodiscoveries” no Concelho, que promove ações de voluntariado, contando com a adesão da Comunidade e do tecido empresarial da Região.

Este projeto, referiu, também, Bruno Vitorino, envolve milhares de cidadãos, numa mata com “muita História” e “muitas histórias para contar”. Múltiplas têm sido as ações “para pôr esta Mata Nacional ‘no mapa’”, disse, sublinhando a base do trabalho: “Dar a conhecer [a Mata] à população do Barreiro” e “dar às gerações futuras um sentimento de presença”.

Durante o período da tarde os participantes realizaram um Passeio para observação dos resultados do projeto – com o arquiteto Henrique Pereira dos Santos como Gestor –, cujo objetivo, recorde-se, é o “controlo de espécies Invasoras” – sobretudo chorão e acácia – desenvolvido numa lógica de voluntariado.

Este evento foi transmitido em direto nos suportes de comunicação do Município. O vídeo pode ser visto no link: https://www.youtube.com/embed/4mDlg-HZOdU.

A Mata Nacional da Machada tem 372 hectares. Aberto à população, aquele que é considerado o “pulmão verde do Concelho do Barreiro”, com uma biodiversidade “muito rica e variada”, oferece múltiplas sugestões aos seus visitantes ao nível de atividades de recreio e lazer, para todas as idades, enquadradas pelo Centro de Educação Ambiental, cujas iniciativas contribuem para a dinamização do espaço com enorme potencial.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *