Desporto, Educação, Penafiel

Projeto pioneiro na área do desporto escolar “A bicicleta nas escolas” chega a 1300 crianças de Penafiel

DSC_7703

O Município de Penafiel está a implementar o projeto “A bicicleta nas escolas”, um programa pioneiro a nível nacional, que abrange cerca de 40 escolas do concelho, num total de cerca de 1300 alunos que frequentam as actividades extra curriculares (AEC´s). O projeto em causa foi um dos vencedores da 1ª edição do Orçamento Participativo de Penafiel 2016/2017.
Numa altura em que a Federação Europeia de Ciclistas continua a apontar Portugal como estando na cauda da Europa sobre o uso da bicicleta, estando apenas à frente da Bulgária, Penafiel quer dar um passo em frente no sentido de contrariar a tendência, começando na escola, com mais novos.
A implementação deste projeto permite aos alunos, a partilha de experiências e identificação de boas práticas da utilização da bicicleta, um transporte sustentável que contribui para o desenvolvimento do aluno, na vertente desportiva e social.

Enquadrado nas atividades de enriquecimento escolar, o projeto “A bicicleta nas escolas” conta com o apoio de professores, treinadores e auxiliares ligados à área do ciclismo que têm a missão de dotar os alunos de conhecimentos sobre este meio de transporte, bem como, reforçar a importância do mesmo na contribuição para a mobilidade sustentável e melhor qualidade de vida.

Este projeto, dinamizado em parceria com a Associação Desportiva e Recreativa Asas de Penafiel (ADRAP), é realizado duas vezes por mês, com sessões teóricas e práticas, e permite aos alunos do concelho de Penafiel aprender as principais regras de segurança rodoviária, fomentando a prática do ciclismo como modalidade desportiva.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *