Celorico de Basto, Turismo

Festa Internacional das Camélias em Celorico de Basto promovida no XANTAR

O Município de Celorico de Basto fez-se representar ontem, 31 de outubro, na 19ª edição do Sálon Internacional de Turismo Gastronómico, o XANTAR, em Ourense, a convite do Turismo porto e Norte de Portugal. Uma iniciativa que pretende valorizar sobretudo, a qualidade da gastronomia e do turismo sustentável de Espanha e Portugal, numa das maiores regiões da europa a fazer intercâmbio.

O Município de Celorico de Basto aproveitou a oportunidade para apresentar a nova imagem da Festa Internacional das Camélias, uma imagem fresca que traduz movimento e beleza características inerentes a este certame. Fez também alusão à “flor camélia”, um bolo em formato de queque que traduz uma das vertentes económicas que podem advir das camélias.

Presente no Xantar o Vereador do Turismo da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Fernando Peixoto, mostrou-se satisfeito com a promoção das camélias numa região que arrasta dezenas de participantes à Festa Internacional das Camélias. “De facto, a Galiza é uma região que apresenta muitos apaixonados por camélias apresentando-se como um mercado de excelência para a nossa promoção. Temos vindo a apostar na internacionalização do nosso certame e queremos aperfeiçoar ainda mais a participação ativa dos nossos vizinhos, com um intercâmbio cultural que muitos nos engrandece. Aqui no Xantar, e sendo um espaço que apresenta gastronomia da melhor qualidade apresentamos também alguns dos nossos produtos de referência com destaque para o bolo flor camélia que surgiu no ano passado num concurso gastronómico e que pretende ser um dos produtos alavanca no setor económico com as camélias como ingrediente” disse o autarca. Salientou ainda que “o nosso vinho verde marca sempre presença porque é de facto, um dos nossos melhores produtos que tem vindo a classificar-se a um nível muito elevado no patamar nacional e internacional e também os nossos enchidos, o mel, a broa e o pão-de-ló, característicos da região”.

Durante a ação promocional, os presentes puderam degustar o flor camélia, os enchidos, o pão-de-ló, o mel, provar o vinho e conhecer melhor Celorico de Basto e a Festa Internacional das Camélias. Foram ainda desfilados pelo certame dois dos vestidos da Rainha das camélias, eleitos nos primeiros lugares no concurso do ano passado.

Durante o dia, as autoridades politicas da Galiza, o Vice presidente do Governo da Galiza, Alfonso Valenzuela, o alcaide de Ourense, Jesús Vázquez, e o Vice-consul de Portugal na Galiza, Manuel Correia da Silva, visitaram o stand de Celorico de Basto mostrando-se agradados com a festa das camélias e com a qualidade do vinho verde.

Esta é a primeira iniciativa de promoção da XV Festa Internacional das Camélias promovida pelo Município de Celorico de Basto.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *