Cultura, Vila do Conde

13ª ANIMAR em Vila do Conde

Animar-smallsize

A Solar – Galeria de Arte Cinemática, em Vila do Conde, acolhe a 13ª edição da ANIMAR, projeto educativo que integra uma exposição coletiva para toda as idades. A inauguração acontece no dia 10 de fevereiro (sábado), às 15:00, e a entrada é gratuita.

A inaugurar no próximo dia 10 de fevereiro, a exposição ANIMAR 13 reúne obras dos artistas Paulo Patrício, Pedro Neves e Marta Monteiro e das duplas Alexandra Ramires e Laura Gonçalves e Joana Nogueira e Patrícia Rodrigues, destacando a contaminação entre o cinema de animação e o documentário no panorama cinematográfico nacional. Nesta edição, a Animar propõe assim um cruzamento entre os universos do real e do imaginado, quer através de animações baseadas em histórias e personagens reais, quer da ficcionalização de imagens documentais.

A exposição tem como pano de fundo os filmes “Água Mole”, de Alexandra Ramires e Laura Gonçalves, “Pronto, Era Assim”, de Joana Nogueira e Patrícia Rodrigues, “Surpresa”, de Paulo Patrício e “A Praia”, de Pedro Neves, que vão saltar da tela para a galeria, onde estarão também patentes diversos objetos relacionados com o processo de produção fílmica como adereços, cenários, figurinos, entre outros.

A proposta de curadoria passa pela expansão dos filmes do seu território tradicional, transpondo as atmosferas estéticas e narrativas para um espaço interativo, em forma de instalação, no qual o espectador é convidado a participar. Baseadas no imaginário destas obras, as ilustrações de Marta Monteiro darão cor e vida à sala destinada às atividades educativas.

Paralelamente à exposição na Solar – Galeria de Arte Cinemática, a ANIMAR 13 apresenta, até maio, uma programação complementar que inclui sessões de cinema para escolas e famílias, visitas guiadas à exposição, workshops e ateliês.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *