Póvoa de Varzim

Cancioneiro Tradicional de Rates apresentado no Diana Bar na Póvoa de Varzim

No dia 27 de janeiro, sábado, às 17h00, será apresentado, no Diana Bar, o livro Cancioneiro Tradicional de Rates – cantigas das desfolhadas ou do linho e das Reisadas, de José Abel Carriço.

A sessão terá a participação do Grupo de Cantigas Tradicionais de Rates.

Recorde-se que este livro foi lançado a 30 de dezembro, na Junta de Freguesia de Rates, na cerimónia de encerramento das comemorações dos 500 anos do Foral de S. Pedro de Rates.

Abel Carriço transmitiu que com a publicação deste cancioneiro “se concretiza o propósito de salvaguardar e perenizar uma parcela da tradição musical de Rates, passando-a do património oral para o património literário-musical. Este registo gráfico, um elemento preservador do património, torna-se facilitador da leitura e da execução interpretativa, e um transmissor da tradição musical que também retrata a sociedade local, enriquecendo a sua riqueza patrimonial. Desta maneira, mais facilmente se garantirá a «sustentabilidade» das vozes que cantam, sem tempo, uma memória coletiva que se pretende imortal”.

Referiu ainda que o livro “é uma oferta cultural ao povo que canta as «Cantigas das desfolhadas ou do linho e das Reisadas», pois encontrou na música uma das formas mais puras para exprimir a sua identidade”.

Se precisa de gestão de publicidade online pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *