Educação, Póvoa de Varzim

Escola da Praça na Póvoa de Varzim tem novas instalações

Os alunos da Escola da Praça começaram, ontem, o 2º Período, nas novas instalações na E.B. 2/3 de Rates.

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, inaugurou a intervenção realizada na E.B. 2/3 de Rates, um investimento de cerca de 700 mil euros, que compreende uma área total de 4875m2, e que engloba a área do edifício da Escola da Praça, o recreio e o exterior (estacionamento).

O Arcipreste Padre Manuel Sá Ribeiro procedeu à bênção do espaço, que contou com a presença do Presidente da Junta de Freguesia de Rates, Paulo João Silva, e do Vice-Presidente da Câmara Municipal, Luís Diamantino.

O edil começou por lembrar a dificuldade da Câmara Municipal em conseguir executar esta obra pois foi necessário convencer o Ministério da Educação a autorizar a realização da mesma.

O Presidente da Câmara transmitiu que, “em termos de educação, temos, na Póvoa de Varzim, uma política diferente de outros locais no que diz respeito a infraestruturas pois consideramos que estas devem ficar no local onde nasceram pois isso dá vida às localidades”. Neste sentido, esclareceu que “não apostamos em grandes centros educativos para não estarmos a desenraizar as crianças e as famílias do sítio onde estão habituadas a levar os alunos à escola e com a sua presença fazem com que as nossas aldeias e cidade tenham mais vida”. Além deste propósito, o autarca explicou que pretendiam “fazer um projeto de integração escolar”.

Aires Pereira anunciou que “o investimento do Município neste agrupamento escolar não fica só por aqui. Estamos a preparar uma intervenção para ser feita no Verão, nas férias escolares, de recuperação do pavilhão desportivo”.

Para o Presidente da Câmara, com estas intervenções beneficiam não só as crianças mas toda a comunidade porque “quanto melhor funcionar o sistema educativo, melhor será o futuro da nossa terra, com uma juventude mais capaz e competitiva e com menos vontade de abandonar o ensino”.

Aires Pereira acrescentou ainda que esta obra “insere-se neste espírito de renovação de várias instalações escolares no concelho que vamos fazer ao longo deste mandato e que tem como objetivo diminuir a dicotomia entre o interior e o litoral e combater a desertificação”.

O Diretor do Agrupamento de Escolas de Rates, José Augusto Monteiro, transmitiu que este novo equipamento já era esperado há muito tempo e que a sua abertura era um “momento de orgulho da nossa capacidade em proporcionar aos alunos desta escola as melhores condições para aprenderem e adquirirem as competências que são fundamentais para o seu futuro, para o futuro da nossa comunidade e de serem felizes”.

Fez ainda questão de agradecer publicamente ao Presidente da Câmara pelo investimento realizado e ao Vice-Presidente pelo seu empenho na área da educação.

Veja a fotogaleria.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *