Melgaço, Sociedade

Mais de 630 mil euros para a requalificação do Largo do Mercado de Melgaço

Arrancaram as obras de requalificação do Largo do Mercado e sua envolvente, com um investimento previsto na ordem dos 633 mil euros. O novo largo vai-se transformar num espaço público pedonal, complementado por 92 lugares de estacionamento, sendo quatro destinados a pessoas com mobilidade condicionada, convertendo-se semanalmente no novo espaço de feira com 105 lugares de venda. O largo, agora praticamente de nível, irá proporcionar também um espaço mais confortável para a realização da Festa do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço.

A intervenção contempla não só a repavimentação integral e a modernização das infra-estruturas de águas, esgotos, iluminação e telecomunicações, mas também o arranjo paisagístico, a reformulação e melhoramento dos espaços destinados a feirantes e estacionamento, em cumprimento da legislação, em especial as normas relativas à melhoria das condições de acessibilidade para pessoas com mobilidade condicionada.

Esta intervenção respeita dois importantes pressupostos:

1) A conceção de uma solução formal e funcional que privilegia o lugar, no que se refere à integração de áreas de uso público que adotam padrões de conforto e bem-estar associados a princípios reais de valorização do património cultural envolvente, de acessibilidade para pessoas com mobilidade condicionada e de sustentabilidade da intervenção pelo uso de materiais sem grandes custos de manutenção.

2) O fomento de uma programação de atividades consentânea com o contexto do local e às necessidades reais, caracterizada por princípios de contemporaneidade, inovação e diversidade.

Esta obra é apoiada pelo Programa Operacional NORTE 2020. O custo total é de 633.369,90€, sendo o investimento elegível 542.190€. A contribuição FEDER através do Norte 2020 é de 460.861,50. A obra terá uma duração de quatro meses, estando já prevista a próxima Festa do Alvarinho e do Fumeiro no novo espaço.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *