Cultura, Sardoal

“O Dia Mais Curto” em Sardoal

O Centro Cultural Gil Vicente, em Sardoal, recebe, no dia 20 de dezembro, pelas 21h30m, o Festival de Curtas-Metragens designado “O Dia Mais Curto”.

A iniciativa, organizada pelo Espalhafitas, com o apoio do Município de Sardoal, irá apresentar a sessão “Curtas do Mundo”, que pretende dar a conhecer várias visões da atualidade mundial, desde a guerra na Síria ao quotidiano na capital do Irão, passando por Portugal e Bélgica.

Na tela serão exibidas quatro curtas-metragens: “Saudações desde Aleppo” (Holanda – Síria), “Retocar” (Irão), “A Comunidade” (Portugal) e “Kapitalistis” (Bélgica – França).

A iniciativa “O Dia Mais Curto” nasceu em França em 2011, realizando-se em simultâneo em dezenas de países de todo o mundo. O Centro Cultura Gil Vicente associa-se a esta ação desde que a mesma se realiza em Portugal, ou seja, desde há cinco anos.

O fenómeno astronómico, conhecido como solstício de inverno, que ocorre a 21 de dezembro e que corresponde ao dia mais curto do ano, inspirou a ideia de se utilizar este dia para a promoção das curtas-metragens, incentivando-se à realização de sessões públicas em diversos locais. Este ano aderiram à iniciativa 34 concelhos de todo o país.

A entrada é gratuita, mas sujeita a levantamento de bilhete.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *