Alcoutim, Saúde

Secretário de Estado da Saúde inaugurou Pólo de saúde de Vaqueiros, Alcoutim

IMG_8003

O Pólo de saúde de Vaqueiros, foi oficialmente inaugurado esta quinta-feira, 30 de novembro de 2017, pelo Secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado.

Integrado no ACES Sotavento, este Pólo, reúne uma equipa com um médico, um enfermeiro e um assistente técnico e abrange cerca de 350 utentes da Freguesia de Vaqueiros, e funciona às terças e quintas, das 14:00 às 17:00 horas.

O Pólo reabriu, no âmbito do protocolo de colaboração entre a Administração Regional de Saúde do Algarve e a Câmara Municipal de Alcoutim com vista à reconversão do edifício da antiga escola primária de Vaqueiros em unidade de saúde. A Câmara Municipal cedeu gratuitamente à ARS Algarve a antiga Escola Primária da localidade e assumiu a reconversão do edifício, suportando a totalidade das obras de adaptação do espaço.

Os utentes do Pólo de Vaqueiros podem, desde 29 de agosto, aceder aos cuidados de saúde primários prestados, instalado na antiga Escola Primária da aldeia.

Durante a cerimónia, que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Osvaldo dos Santos Gonçalves, do Vereador, José Galrito, do Presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Algarve, Paulo Morgado, da Diretora Executiva do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Sotavento, Luísa Prates e representantes de outras entidades locais, o Secretário de Estado da Saúde destacou a importância da aposta na criação destas unidades de saúde para reforçar a prestação de cuidados de saúde de proximidade à população e aumentar a confiança no Serviço Nacional de Saúde (SNS), afirmando que tinha ficado “impressionado e chocado com as dificuldades de deslocação das pessoas muitas delas já idosas” de Vaqueiros até Martim Longo ou Alcoutim “para poderem ser acompanhados clinicamente”.

Realçando a sua admiração pelo empenho da autarquia nesta «luta» em prol da população, o governante reconheceu que “não foi um processo fácil” mas que a conquista foi alcançada com o empenho de todos. “O governo está a apostar na criação de novos Centros de Saúde em todo o País. Temos em curso um programa de cerca de 90 Centros de Saúde, entre edifícios recuperados ou novos, sendo que, sem o apoio dos Municípios, isto não seria possível. Também temos a ambição de acabar esta legislatura com todos os cidadãos com Médico de Família atribuído. Vamos conseguir, até 2019-2020, ter toda a população coberta”, adiantou o governante.

Desde o início da legislatura, já foi possível dar médico de família a mais de 600 mil pessoas, o que se espera que contribua “para um Serviço Nacional de Saúde fortalecido, mais racional mas mais próximo do cidadão”, frisou. Dando o Polo de Saúde de Vaqueiros como um exemplo de que é possível ter cuidados de saúde de proximidade através de estruturas físicas de polos de saúde locais com profissionais de saúde e com a capacidade instalada de Unidades móveis de saúde que se deslocam aos domicílios, Manuel Delgado sublinhou que “este conjunto harmonioso de proximidade é uma questão central nos cuidados de saúde primários e uma forte aposta deste governo”. “Esta reabertura é um exemplo, e levo-o no coração, de capacidade de luta por voltar a ter aquilo que se perdeu”, concluiu.

O Presidente da Câmara Municipal, Osvaldo dos Santos Gonçalves realçou “o marco histórico” da reabertura conseguida poucos meses depois da tomada de posse da nova direção da ARS Algarve, no âmbito do protocolo de colaboração celebrado no mês de maio com vista à reconversão do edifício da antiga Escola primária de Vaqueiros em unidade de saúde dotada de melhores condições funcionais e adequadas ao atendimento depois do «abandono» que os seus munícipes sofreram com o fecho, em outubro de 2013, pelo anterior governo daquela unidade que funcionava no edifício da Junta de Freguesia de Vaqueiros. Elogiando a forte determinação do atual Presidente da ARS Algarve e do Secretário de Estado no sentido de encontrar uma solução para devolver os cuidados de saúde a esta população.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *