Destaque, Educação, Montijo

Montijo comemora Dia Internacional da Cidade Educadora

Cidade_Educadora

Na próxima quinta-feira, 30 de novembro, o Município do Montijo vai celebrar o 2.º Dia Internacional das Cidades Educadoras.

As comemorações vão ter como destaque a leitura do Manifesto de Compromisso com o Direito à Cidade Educadora, às 10h00, no edifício dos Paços do Concelho, seguindo-se o Hastear da Bandeira alusiva ao Dia da Cidade Educadora e o Momento do Aplauso em sinal de reconhecimento do trabalho realizado por todos os agentes educativos na construção deste modelo de cidade.

Para além deste momento, a Câmara Municipal do Montijo preparou, ainda, um conjunto de atividades dirigidas à comunidade escolar, mas também ao público em geral.

Às 10h30, os alunos do 1.º ciclo da EB Ary dos Santos e da EB de Sarilhos Grandes vão fazer uma visita guiada ao Moinho de Maré. Simultaneamente, na Praça da República, alunos e professores dos projetos de envelhecimento ativo da câmara vão estar a promover atividades desportivas para quem quiser participar.

Por sua vez, os alunos do 11.º ano (turma de Artes) da Escola Secundária Jorge Peixinho vão participar numa visita guiada às obras de arte urbana da cidade e à Ermida de Santo António, às 11h15. Da parte da tarde, às 14h30, os alunos do 8.º ano da Escola Secundária Poeta Joaquim Serra e do 9.º ano da Escola Básica D. Pedro Varela vão até à zona este do concelho (Pegões e Santo Isidro de Pegões) para conhecer às obras de Artur Bual que se encontram nas igrejas desta freguesia.

Durante a manhã, entre as 10h30 e às 12h40, a Casa do Ambiente promove a sessão de informação “Sou Sustentável?”, dirigida aos alunos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico.

A estas atividades, desenvolvidas pela Câmara Municipal do Montijo, junta-se um conjunto diversificado de ações promovidas por estabelecimentos de ensino, associações de pais e encarregados de educação, instituições particulares de solidariedade social e outras entidades (ver programa).

Em julho de 2017, o Município do Montijo aderiu à Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE), passando a integrar a Rede Territorial Portuguesa de Cidades Educadoras.

O conceito e conteúdo de Cidade Educadora surgiu em Barcelona, em novembro de 1990, quando 70 municípios do Mundo o assumiram, assinando a Carta das Cidades Educadoras e partindo do pressuposto de que todas as cidades dispõem de inúmeras possibilidades educadoras e podem oferecer importantes elementos para uma formação integral dos seus habitantes.

Atualmente, a Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras acolhe 66 municípios do continente e regiões autónomas aderentes à AICE que subscreveram a Carta das Cidades Educadoras, defendendo e assumindo nas suas práticas os princípios desta declaração.

 

Artigo Anterior

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *