Seia, Sociedade

Ação de estabilização dos solos pós-incêndios em Seia

Dando continuidade às ações de estabilização promovidas em novembro, o Município de Seia, através do Serviço Municipal de Proteção Civil e do Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE), vai promover uma terceira ação para estabilização de encostas e criação de estruturas de retenção em linhas de água, no dia 3 de dezembro.

 A atividade, agendada para acontecer entre as 13h30 e as 16h30, volta a estar aberta à participação de todos os que pretendam colaborar na mitigação desta tragédia, numa ação de voluntariado.

 As intervenções de emergência de proteção dos solos e conservação dos ecossistemas vão ter novamente lugar numa área afetada pelos incêndios, na Mata do Desterro (Senhora do Desterro), e pretendem sensibilizar para necessidade de conservação da floresta e proteção dos solos da erosão, através da demonstração prática de como atuar em áreas ardidas, em particular nas zonas de maior declive.

Esta iniciativa serve igualmente para criar uma área de proteção à bacia de drenagem onde é recolhida a água para abastecimento público.

 Durante a ação serão desenvolvidas múltiplas intervenções, entre as quais a instalação de barreiras para controlar a erosão das encostas, com recurso a resíduos florestais e a troncos recolhidos no local, entre outros materiais. Neste âmbito, é aconselhado o uso de botas, agasalho, impermeável, luvas de trabalho, serrote e/ou tesoura de poda, bem como um pequeno lanche e água.

 A atividade está limitada a um máximo de 25 participantes e inclui seguro, sendo o transporte da responsabilidade dos participantes. O ponto de encontro será junto ao Coreto, na Senhora do Desterro.

 Os interessados podem inscrever-se diretamente em https://goo.gl/VctnxX  ou no site da Câmara Municipal de Seia (www.cm-seia.pt).

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *