Lousã, Sociedade

Lousã é um Município Saudável

O município da Lousã, através dos vários programas e projetos que desenvolve, viu, em Viana do Castelo, a 24 de novembro, reconhecido o esforço pela promoção de melhores condições de vida e de trabalho, pelo ambiente físico e socioeconómico e pela qualidade e acessibilidade dos serviços de saúde, tendo-lhe sido atribuído o galardão de Município Saudável.

Este galardão é mais estimulo e um incentivo para continuar a trabalhar em prol de mais saúde e de mais qualidade de vida para a população lousanense.

A Câmara Municipal da Lousã faz parte da Rede Portuguesa de Municípios saudáveis, juntamente com mais 44 municípios.

A Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis tem como missão apoiar a divulgação, implementação e desenvolvimento do projeto Cidades Saudáveis nos municípios que pretendam assumir a promoção da saúde como uma prioridade da agenda dos decisores políticos.

A CML tem vindo a apostar na promoção de estratégias locais suscetíveis de favorecer a obtenção de ganhos em saúde, e a promover e intensificar a cooperação e a comunicação entre os municípios que integram esta Rede e entre as restantes redes nacionais participantes no projeto Cidades Saudáveis da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O projeto Cidades Saudáveis incute uma mudança na forma como os indivíduos, as comunidades, as organizações de voluntariado e o poder local pensam, compreendem e tomam decisões sobre a saúde. Este movimento representa um mecanismo para promover o compromisso e a inovação.

A Autarquia entende que as questões relacionadas com a saúde envolvem diversas áreas de atuação, transversais a várias entidades e instituições públicas que possuem como missão a melhoria dos indicadores de saúde e da melhoria da qualidade de vida de uma população.

Apesar dos Municípios não possuírem competências de forma direta na resolução dos problemas relacionados com a saúde, são uma entidade pública por excelência no âmbito da prevenção da doença e promoção da saúde, nomeadamente através da ênfase na necessidade de adoção de hábitos de vida saudável, podendo e devendo incidir os seus esforços neste sentido.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *